Corrida para o verão: a busca pelo corpo ideal precisa superar o sedentarismo

Uma das principais promessas feitas no ano novo é ser fitness e cuidar da beleza. Nem sempre é possível cumprir e para quem procrastinou durante o decorrer de 2022 com a proximidade do verão vai batendo aquele desespero em recuperar o tempo perdido.

Essa ‘loucura’ em busca do corpo perfeito, ou melhor, pela saúde, qualidade e autoestima elevada movimenta o setor que oferece atendimentos e serviços ligados a essa área. Cada um tem o próprio ‘projeto verão’, seja em frequentar uma academia; buscar atendimento de personal trainer; praticar algum tipo de esporte; fazer um plano alimentar com um profissional; investir em tratamentos estéticos, mas o que todos os projetos precisam ter em comum é determinação.

“Academia, nutricionista e esteticista integram minha lista do momento. Na verdade era para fazer parte desde janeiro, mas como uma típica brasileira: deixo para a última hora”, brinca a professora, Ana Maria. “O que não deixe de fazer durante o ano foi atividade física, contudo, não de maneira regrada e contínua para que já tivesse alcançado o resultado desejado”.

Com uma rotina agitada de trabalho, estudo e família, Ana relata que desde 2020 optou em adotar treinos on-line, para ela treinar em casa gera praticidade. “É mais cômodo não sair de casa para fazer atividade física, porém, isso também me deixa mais preguiçosa, ou coloca outras atividades como prioridade, por exemplo, vou limpar o quarto e depois eu treino, mas nesse depois eu estou cansada e acabo não treinando. Ainda estou me encontrando em relação ao que de fato vai melhor atender minhas necessidades e expectativas em relação a atividade física”.

ALIMENTAÇÃO E AUTOESTIMA – Ana conta que na tentativa de reduzir medidas e melhorar a saúde do corpo e da pele, ela buscou atendimento nutricional e de uma esteticista. Para ela, quando maior a rede de apoio, mas estímulo ela terá para cuidar da própria saúde.

“Em setembro iniciei o acompanhamento nutricional, na verdade tinha marcado duas vezes neste ano, mas não consegui ir. Diante da avalição, tive a certeza de que preciso me policiar e focar em cuidar mais da minha saúde. Com o plano alimentar tenho sentido algumas mudanças e estão sendo ótimas”, afirma.

Após viver a adolescência com sobrepeso, Ana relata que ficou o ‘fantasma da balança’ para atormentar seu dia a dia. Ela conta que fazer terapia também faz parte do ‘projeto verão’, pois precisa ter autocontrole diante de determinadas situações para não descontar na comida. “Com a terapia – iniciada somente em 2020, demorei muito tempo para buscar ajuda – já foi possível descobrir alguns gatilhos em relação a determinados episódios de descontrole alimentar. A mente não pode ficar esquecida quando o assunto é cuidados com a saúde”.

Outro atendimento especializado buscado por Ana foi na área de estética. Ela declara que massagem modeladora e cuidados com a pele do rosto também tem surtido efeito. “Estou focada em cuidar mais de mim, em priorizar a saúde, em elevar a autoestima. A rotina é puxada e exige muito da gente, mas acredito que estou no caminho certo e o ‘projeto verão’, de fato, saiu do papel”, afirma com convicção.

Projeto verão: tratamentos estéticos alavancam a autoestima

Com o calor os corpos ficam mais expostos, muitas pessoas passam a frequentar as piscinas, viajam para as praias e querem estar de ‘bem com o espelho’. Os procedimentos estéticos exige cuidados especiais antes, durante e depois da realização. Ao contrário do que muitos pensam é possível fazer determinados tratamentos de beleza durante o verão.

A procura por tratamentos e outras intervenções que possam melhorar o aspecto da pele do rosto e do corpo aumentam com a chegada do verão, pois diversos procedimentos podem ser realizados nessa estação do ano. “O rosto, sem dúvida, é um dos locais que mais exige cuidado quando passa por algum tipo de tratamento ou intervenção, pois sua exposição é inevitável”, declara a esteticista Patrícia Silva. “Por isso, é fundamental fazer todo o processo recomendado pelo profissional”.

Segundo Patrícia, os procedimentos mais procurados no verão dentro da estética facial é a limpeza de pele. A profissional explica que antes de realizar outro tratamento, o ideal é desobstruir os poros e remover as células mortas. Ela ainda acrescenta que com as altas temperaturas e a pele tende a ficar mais oleosa.

“Cada pessoa é única, tem suas particularidades na pele, no corpo e seus ideais. Procurar atendimento especializado é o primeiro passo. Temos um mercado versátil que não para de trazer novidades e com o surgimento de novos produtos e equipamentos na área da estética”, declara.

CUIDADOS COM O CORPO – Quando o foco envolve a estética corporal, Patrícia destaca que a massagem modeladora e aparelhos estéticos envolvem os processos mais procurados. Ela acrescenta que aumenta a procura neste período diante das férias e das festividades de fim de ano.

“Existem aqueles que cuidam do corpo ano todo, porém nem todos conseguem. O ideal é começar os tratamentos ainda no período do inverno, pois, neste período de tempo, a pessoa consegue ampliar os cuidados e quando chega as altas temperaturas o projeto verão já está em andamento”, afirma ao acrescentar que o autoestima envolve o bem-estar de maneira geral, além da prática de atividade física, cuidados com a alimentação e com a saúde mental.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.