Cuidar do meio ambiente é zelar pela sociedade como um todo

É na educação fundamental que inicia o processo de ensinar a criança para tomar o seu lugar na sociedade. Depois de anos e diversos debates, a educação tradicional passou a observar as questões ambientais e adotar ferramentas pedagógicas para sensibilizar o estudante. Esse avanço foi importante na preparação desses pequenos cidadãos para a construção de uma sociedade mais adepta aos conceitos da sustentabilidade.

“Pensar no ambiente é inevitável deixar as crianças fora desse processo”, avalia o psicólogo clínico, Rodrigo Bonetti. “Elas precisam ser orientadas desde pequenas para que entendam que ao redor delas também correspondem a quem elas são. Esse cuidado precisa ser não apenas com o meio – o zelar sobre o espaço – mas se preocupar com o todo social, com as pessoa que rodeiam, com a sociedade”.

Segundo o psicólogo, o meio ambiente não fica restrito a terra, a água, o ar, a fauna e a flora. Ele destaca que o espaço cotidiano também pode ser considerado como ‘meio ambiente’, pois é a área de convívio, espaço de movimentação, que exige organização e zelo, por isso, os cuidados básicos iniciam com o próprio corpo e avançam nesse círculo de convívio e com a sociedade.

APRENDE E CONSCIENTIZAR – Os conceitos de educação ambiental que começam no seio familiar refletem diretamente na formação de um modelo de sociedade que compreende a relevância em cuidar do meio em que vive, em todas as áreas, bem como da sociedade. Nesse sentido o educar para cuidar reflete nos adultos do futuro, que hoje são as crianças, e no processo de sustentabilidade do planeta que vida a preservação ambiental.

“Ter uma criança com consciência ambiental é lembra que teremos uma sociedade consciente. Ela também ajuda no momento atual já que é exigente e agente transformador. Educar é necessário em todas as esferas; pensar em meio ambiente é pensar no outro. É necessário para o nosso desenvolver humano”, finaliza.

Da Redação

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