Cultura e Unioeste promovem projeto em literatura e leitura

O munícipio de Toledo possui um vasto acervo de obras literárias ao considerar os diferentes espaços de leitura, como biblioteca pública e estação de leitura. Com o objetivo de levar o texto literário à comunidade em Toledo e promover o acesso e fomento às ações que objetivam a formação leitora dos mais diversos públicos atendidos, docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, em parceria com a Secretaria da Cultura, desenvolvem o projeto “Literaturas e leituras: caminhos e perspectivas para a formação leitora”.

De acordo com a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, serão realizadas ações de práticas de leituras, debates que contemplem os mais diversos gêneros literários, enfatizando a leitura e debate de obras da literatura brasileira clássica e contemporânea, da literatura universal, infanto-juvenil, africana e da escrita de autoria feminina, como também aquelas que dialoguem com os mais diversos grupos e saberes literários.

Rosselane comenta que a equipe pretende promover a democratização e o acesso à obras literárias e difundir a conscientização da importância da leitura e de seus conhecimentos. “Buscando ampliar o repertório dos leitores por meio de clubes de leitura, rodas de leitura, oficinas de escrita, bate-papos literários, encontros, congressos e feiras literárias, ou seja, eventos correlatos que coloquem em diálogo a comunidade acadêmica e da crítica literária, assim como de escritores e escritoras, professores da rede municipal e estadual, além do público leitor em geral usuário do espaço da Biblioteca Pública Municipal”.

A secretária enfatiza que a biblioteca pública deveria ser o espaço para incentivar a leitura e desenvolver a vida cultural da população, porém, na maioria das vezes, as bibliotecas públicas se resumem em apenas atender alunos para pesquisas e oferecer o serviço de empréstimo de livros. “Sem programas, projetos e atividades permanentes que estabeleçam ações para a formação crítica de leitores e incentive ao hábito da leitura frente aos novos desafios que se colocam como as novas tecnologias e cultura digital”.

ESTÍMULO – Rosselane salienta que a Secretaria de Cultura estruturou uma série de ações para estimular a leitura nas crianças, despertar o encanto das crianças pelos livros e ao mesmo tempo, resgatar o retorno das crianças para as bibliotecas. “No meu tempo escolar, a Biblioteca Pública era um espaço de leitura e de pesquisa. Hoje, as escolas possuem bibliotecas, mas nem sempre com uma política de literatura e de leitura. Por isso, com minha equipe, decidimos reestruturar a integração das crianças dentro dos equipamentos, que trabalham, preferencialmente, com livro e literatura. A intenção é democratizar o acesso ao acervo das bibliotecas, resgatar a ocupação das crianças nestes espaços e criar uma série de projetos que permitam ter a acessibilidade”.

Entre as ações destacam-se fragmentos literários, diálogos literários, escritas e reescritas, dicas literárias e leitura ao pé do ouvido. “A última ação é feita por meio de gravações de podcast: leitura de capítulos de livros/trechos e fragmentos de obras literárias. A veiculação serão feitas semanalmente nas redes sociais da Biblioteca”, comenta Rosselane ao afirmar que a atividade acontecerá no mês de maio. “Será um bate-papo sobre obras, formatos e diálogos literários. Atualmente, temos um acervo limitado para deficientes visuais. Além disso, devemos pensar em ações que possamos divulgar o nosso acervo e proporcionar o prazer da leitura”.

As gravações iniciaram na última quinta-feira (14). “Os alunos que fazem parte do projeto de extensão vieram para Toledo e realizaram as primeiras gravações no Estúdio Municipal que funciona no CEU das Artes”. Nesta semana, o grupo inicia a pós-produção com criação de trilhas e vinhetas dos podcasts. A previsão é lançar o podcast na primeira semana de maio.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.