Darci Piana exalta importância da agroindústria do PR na ExpoUmuarama

O governador em exercício Darci Piana destaca a importância do agronegócio durante a sua participação na ExpoUmuarama na última sexta-feira (10). Ele participou de um encontro com prefeitos da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) e empresários do setor agroindustrial, a quem citou investimentos feitos e novos projetos que vão alavancar ainda mais a economia regional.

“O Paraná cresce em torno de 12% ao ano na nossa produção do agronegócio e precisa ter escoamento para isso tudo. No porto, por exemplo, estamos ampliando a capacidade de carga com o Moegão, em função do projeto da Nova Ferroeste, que será licitada em breve e vai melhorar o escoamento da produção. Na região Noroeste, temos obras como a Estrada Boiadeira e a duplicação da PR-323, além das novas concessões rodoviárias programadas para ampliar a capacidade das estradas”, aponta Piana.

O Estado é o maior produtor de proteína animal do Brasil e neste ano também deve bater o recorde ne produção da safra de soja. O agronegócio é responsável por mais de 30% do PIB estadual.

Piana também disse que o Governo do Estado estimula a produção agropecuária com diversos programas próprios. Desde 2019, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento firmou convênios que garantiram implementos agrícolas, panificadoras e hortas comunitárias, Central de Alimentos e veículos aos municípios do Noroeste. Também houve a liberação de R$ 32,3 milhões em créditos do RenovaPR e a readequação de 142 quilômetros de estradas rurais.

Coopera Paraná, Compra Direta, Trator Solidário e Banco do Agricultor também são exemplos de iniciativas que valorizam ainda mais o produtor rural, com garantia de compra da produção, apoio para a realização de novos investimentos e juros subsidiados para transformação energética.

O governador em exercício ainda lembrou que a missão comercial internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior deverá gerar resultados positivos para o agronegócio de todo o Estado, incluindo a região Noroeste.

“Nosso governador está no Japão procurando abrir novos mercados para vender os produtos que nós produzimos aqui, principalmente a carne de suíno e carne de gado. É uma medida que reconhece o esforço dos produtores paranaenses e que dará a oportunidade deles ganharem mais, ajudando também a economia do Paraná”, conclui.

Da AEN

CURITIBA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.