Denominação do Caminho da Fé homenageia Padre Pioneiro Hermogênio Borin

O Caminho da Fé, construído às margens da rodovia PR-364, como via alternativa para caminhada de fiéis que vão ao Santuário de Nossa Senhora da Salette, passou a ser denominado “Caminho da Fé Padre Hermogênio Borin” em homenagem ao sacerdote que foi pioneiro de Palotina. A homenagem foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária da última segunda-feira (2).

O Padre Hermogênio Borin teve uma grande participação da colonização de Palotina. Ele auxiliou a empresa colonizadora a propagar informações sobre o território de Palotina, convencendo assim famílias a virem para a região. O padre Hermogênio Borin mandou imprimir 5 mil folhetos de propaganda, onde afirmava a boa qualidade da terra na região que tinha sobrevoado e afirmava que “era uma terra onde corre leite e mel”.

De posse dos folhetos com a propaganda da terra, Padre Hermogênio foi a Vale Venetto buscar apoio do Pe. Rafael Pivetta que já estava em busca da expansão da Província sediada em Santa Maria. O Padre Rafael Pivetta apoiou a ideia e saíram fazer propaganda nas cidades de Faxinal do Sorturno, Nova Palma, Santa Maria, Campos Borges e outras localidades, anotando o nome dos que se dispunham a vir para o Paraná.

A primeira excursão chegou a Palotina em 5 de janeiro de 1954, ao cair da noite. No dia 6 de janeiro, Dia de Reis pela manhã, o Padre Hermogênio Borin e o Padre Rafael Pivetta rezaram a primeira missa em Palotina, lembrando que em 1954, não se falava liturgicamente em concelebrar. Por essa razão. Padre Rafael Pivetta rezou sua primeira missa e em seguida Padre Hermogênio Borin celebrou também, com a participação de todos os excursionistas.

Retornando ao sul do país padre Rafael Pivetta foi para Vela Venetto e padre Hermogênio Borin foram às cidades de Passo Fundo, Erechim, Campinas, Horizontina e Porto Londero fazer propaganda da colonização em Palotina. O padre trouxe duas caravanas a Palotina.

No dia 26 de fevereiro de 1955, Padre Hermogênio foi nomeado Pároco em Guaíra, que abrangia as comunidades de Terra Roxa e Palotina. Foi um grande incentivador de famílias que vieram colonizar Palotina, e em um de seus escritos ele relata como foi escolhido o nome de nossa cidade. “Quem deu o nome Palotina foi o colonizador Alfreto Rauro. Na ocasião, ele me perguntou que nome eu daria a Colonização. Calei-me! Ele Falou, Londrina vem de Londres. Padres Palotinos… Palotina!”. E assim foi registrada o nome da vila como Palotina.               

Padre Hermogênio fez um grande trabalho como diretor espiritual do CARTA, onde semanalmente atendia os internos e realizava missas aos domingos. Também colaborou em buscar ajuda financeira junto à sociedade para manter aquela entidade. O Padre Hermogênio Borin faleceu em 8 de julho de 2010, em Santa Maria (RS).

PALOTINA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.