Dia do Motociclista: direção defensiva é primordial para garantir condução segura

Existem sensações que somente a condução de uma moto podem trazer. Quem afirma isso são os ‘amantes’ desse meio de transporte e que fazem dela mais que o veículo que leva ao trabalho, a faculdade, ao cinema, fazem dela a distração do fim de semana, o hobby, a ‘parceira’ de viagem.

Na data de 27 de julho é celebrado o Dia do Motociclista. A data é motivo de comemoração, principalmente, para aqueles que são integrantes de algum moto clube, afinal, a paixão por moto é uma forma de fazer novas amizades, ter economia na locomoção, entre outras vantagens. A data também tem o intuito de alertar quanto a realidade do trânsito, os índices de acidentes que envolvem os motociclistas e o número de óbitos.

Segundo dados do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo, no primeiro semestre de 2022, foram registrados 302 acidentes com o envolvimento de motociclistas, com 233 feridos e um óbito. No mesmo período deste ano, foram 305 acidentes, com 231 feridos e cinco óbitos.

“O número de óbitos está relacionado ao número de acidentes graves”, destaca o 2º tenente e chefe do Setor de Notificações de Transito (Senot) do 19° BPM, Eduardo Correa Peres. “Muitas vezes, a pessoa não adota a postura de direção defensiva e dirige em alta velocidade, consome bebida alcoólica e sem os equipamentos necessários, tudo isso interfere diretamente nas condições de trânsito e podem causar óbitos”.

TRÂNSITO SEGURO – Segundo Peres, o 19º BPM e a Secretaria de Segurança e Trânsito atuam diretamente na fiscalização, por meio de bloqueios. Já a parte de educação no trânsito realiza palestras para a comunidade. Essas ações ajudam a reduzir os índices de acidentes, além de incentivarem a postura defensiva e a educação no trânsito.

Em relação a frota de Toledo – dados de 2022 – o município tem 29.125 veículos que se enquadram na categoria motocicleta, segundo o IBGE, e 26.878, de acordo com os índices do Detran. Sendo que a frota total é de 122.136 veículos pelo IBGE e 116.914 pelo Detran.

DIREÇÃO DEFENSIVA – Os dados estatísticos apontam que os motociclistas têm maior tendência em envolver-se em acidentes de trânsito, principalmente, devido as particularidades dos veículos. Por isso, as autoridades reforçam que é fundamental que todos os envolvidos (condutores, motociclistas, pedestres, ciclistas), estejam conscientes dos riscos que o trânsito acarreta.

“Os motociclistas são aqueles que estão mais vulneráveis no trânsito, portanto, é primordial que adotem postura defensiva no trânsito como dirigir com calma e atenção, utilizar os equipamentos de segurança, evitar fazer ultrapassem em local perigoso, não utilizar celular, não consumir bebida alcoólica e depois dirigir”, orienta Peres.

QUANDO A MOTO É UMA PAIXÃO – O casal, Gracinda Marina Castelo e Nélvio José Hübner, move uma paixão por motocicleta. Em janeiro deste ano, eles percorreram 6.500 quilômetros em uma viagem que teve como trajeto belíssimas paisagens do Brasil, da Argentina e do Chile.

“Foi uma aventura para os motociclistas fazerem o Deserto do Atacama. A ideia surgiu de um grupo do WhatsApp de Harleyros da antiga Harley de Cascavel (amigos motociclistas, ‘amantes’ destas máquinas)”, conta Gracinda ao relatar que no Brasil o percurso só foi até a Puerto Iguazú na Argentina, depois Resistência, Salta e Purmamarca; no Chile um dos pontos de parada foi San Pedro de Atacama, Antofagasta e La Serena. O retorno teve como passagem a cidade de Mendonza na Argentina, Córdova, Chajarí, até a chegada em Toledo.

“Dessa viagem, fica a conexão, o amor, o respeito, a aventura, estamos a nos permitir apreciar a beleza não tão oculta assim, o que realmente faz sentido, viver intensamente da melhor forma possível. O lema do grupo é ‘A vida pertence àqueles que ousam viver!’, nosso logotipo da viagem deixamos em pontos estratégicos pelo caminho para inspirar mais pessoas”, destaca ao salientar que a paixão pela motocicleta envolve a prática da direção defensiva e da educação no trânsito para que o hobby grata diversão, sensação de liberdade de tudo o que ele pode proporcionar.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.