Docente da Unioeste participa de publicação internacional
O professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, Lucir Reinaldo Alves, participou de uma publicação internacional sobre os impactos das universidades no desenvolvimento regional em que estão situadas.
A publicação é resultado de um projeto de pesquisa financiado pela Regional Studies Association (RSA – Associação de Estudos Regionais, em tradução livre), entidade que reúne pesquisadores ao redor do mundo e estuda questões relacionadas ao desenvolvimento regional.
Participaram da publicação os pesquisadores: Mark Tewdwr-Jones, da University College London (Reino Unido), Maurício Aguiar Serra, da Unicamp (Campinas, São Paulo), Lucir Reinaldo Alves da Unioeste, Louise Kempton, da Newcastle University (Reino Unido); Maria Conceição Rego, da Universidade de Évora (Portugal); e Paul Vallance, da University of Sheffield (Reino Unido).
ESTUDO – A publicação da qual Alves participa intitula-se “Putting Universities in their place: An evidence based approach to understanding the contribution of higher education to local and regional development” (em tradução livre, “Estudando as universidades em seus locais: uma evidência baseada na abordagem para compreender a contribuição da educação superior no desenvolvimento local e regional).
No estudo é demonstrada a contribuição econômica e social que as universidades oferecem para os seus locais de origem. Para além da contribuição socioeconômica, há o levantamento de algumas questões, como os desafios gerados para manter os graduados na região, pois a tendência, nesses casos, é de migração para regiões que apresentem melhores condições.
De acordo com Alves, os critérios utilizados para analisar as universidades foram: as características do lugar em que estão instaladas; a existência de uma política nacional ou regional voltada para o ensino superior; a existência de uma política de desenvolvimento regional que inclua as universidades como participantes; e as características institucionais da universidade (a missão institucional).
Para Alves, a localização das universidades e o contexto regional interferem no impacto que elas têm na sociedade, se estão em um lugar mais desenvolvido ou não, assim como a existência de uma política voltada especificamente para o ensino superior. “No Brasil nós temos uma política do ensino superior que vai definir o que as universidades podem, ou não, fazer. Por exemplo: nós, enquanto Unioeste, precisamos ter ensino, pesquisa e extensão. Algumas universidades privadas não são obrigadas a ter pesquisa e extensão, elas têm ensino. Então, veja que a própria política, neste caso para a universidade pública e privada, já diferencia, vai incentivar que a universidade faça isso ou aquilo, explica o professor.
DESENVOLVIMENTO – Outro aspecto analisado pelo livro e que interfere no impacto da universidade na sociedade é a existência de uma política para o desenvolvimento regional e que inclua as instituições de ensino superior no processo. Outra observação feita por Alves é quanto às características das instituições, que, muitas vezes, demandam ensino, pesquisa e extensão no currículo. “Então, quanto maior essa demanda, maior o impacto, que chega a atingir nível internacional, porque são demandadas a nível internacional, como é o caso, aqui no Brasil, com maior peso, de algumas universidades federais – aquelas mais antigas. Por que a USP é a maior? Ela está na maior metrópole do país, ela está em um contexto em que a demanda por pesquisa e inovação é maior, o ecossistema regional é mais próximo à universidade”, explica Alves.
Toda a publicação é voltada aos gestores públicos e demais tomadores de decisão, e chama a atenção para as diferenças existentes entre as IES. De acordo com o livro, os formuladores de políticas públicas precisam considerar tais diferenças para estabelecer uma estratégia de desenvolvimento que envolva a IES e a região onde está estabelecida.
De acordo com Alves, o livro foi pensado para gestores públicos, políticos e demais tomadores de decisão presentes na sociedade. “A principal ideia dele, é que seja um subsídio para quem desenvolve política pública. Por isso Policy Impact Book, um livro para ser utilizado pela política, para que tenha um uso prático, para quem faz política, que leve essas questões em consideração, para países e regiões, as mais diferentes possíveis, do mundo inteiro”, argumenta Alves.
O livro pode ser acessado através do endereço: https://www.tandfonline.com/toc/rpim20/3/1?nav=tocList
TOLEDO
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