Educação promove formação de professores sobre direitos das crianças e dos adolescentes

A equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação da prefeitura de Marechal Cândido Rondon promoveu, no auditório do paço municipal, um encontro de formação de professores das salas de recursos multifuncional e salas de apoio e reforço escolar, com o tema da campanha Faça Bonito. A ação aconteceu na última sexta-feira (5).

A campanha é organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes e a Rede ECPAT Brasil e tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A ação tem como referência o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.

O evento, na prefeitura, teve como formadores a psicóloga da Secretaria de Educação, Cristiane Pinto Morteira Fujiwara; o promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Lucas Franco de Paula; e profissionais da rede de proteção municipal, a pedagoga Betina Lays dos Santos e a advogada Rhaquel Tessele, do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude, a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Débora Gerke Barrueco, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Angela Wassen, a assistente social da Casa de Maria, Beatriz Petry e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Patrícia Adams, que explanaram sobre os serviços municipais e tiraram dúvidas sobre encaminhamentos necessários.

GARANTIA – O secretário de Educação, Fernando Volpato, expôs sobre a importância do tema e de ações que visam a garantia dos direitos da criança e do adolescente, bem como a importância da participação dos profissionais do contexto escolar.

A Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon também realizará, neste mês, ações alusivas à campanha Faça Bonito. Atualmente, o número de casos envolvendo a violência, de qualquer tipo, contra crianças e adolescentes têm se apresentado cada vez maior, podendo ser praticada mediante negligência, violência física, psicológica e sexual, envolvendo causas sociais, culturais, ambientais, econômicas e políticas, aliadas a pouca visibilidade e impunidade.

Assim sendo, estratégias para reflexão e atuação sobre o tema se tornam de fundamental importância, pois é preciso garantir a todas as crianças e adolescentes um desenvolvimento saudável, de forma segura e protegida, livre de abusos. A violação de direitos deve, então, ser combatida de forma propositiva, conscientizando a sociedade e os responsáveis pelos serviços de proteção a atuarem com ações eficazes para seu efetivo enfrentamento.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.