EJA pode ser caminho para mudança de vida

Imagine uma pessoa que não teve a chance de estudar, de frequentar uma escola. Imagine uma pessoa cujo sonho era justamente se tornar professora, mas que não tinha esperança de um dia concretizar esse sonho. O tempo passou e hoje ela é a prova viva de que, quando se tem determinação e oportunidade é possível atingir qualquer objetivo.

Cleonice Bonomo é essa pessoa. Ela estudou numa escola rural, de 1ª a 4ª série, depois não teve oportunidade de dar sequência aos estudos. A família de Cleonice morava num sítio e ela precisava ajudar nas tarefas. Mas seu sonho era estudar e se tornar professora. Então surgiu a oportunidade de estudar através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Consegui terminar meus estudos, fazer magistério, uma faculdade de Educação Física e hoje, com muito orgulho, sou professora”, conta Cleonice.

“Tenho muito orgulho em trabalhar com a EJA e convido as pessoas que ainda não concluíram seus estudos que venham fazer parte da nossa equipe e estudar na EJA”, diz ela, que completa: “Nada nessa vida é fácil. Você precisa ter dedicação, coragem para sair da zona de conforto. Não foi fácil para mim. Hoje sou professora. Se eu consegui, sei que muitas outras pessoas também conseguem”.

MATRÍCULAS ABERTAS – Em Toledo uma das unidades com EJA fica no Colégio Germano Rhoden, na Vila Paulista. As professoras Dayane Gracite (diretora) e Silvana Sanches (diretora auxiliar) lembra que a unidade está em campanha de matrículas na Educação de Jovens e Adultos até a próxima terça-feira (17). Ao contrário do ensino regular, na EJA as matrículas são feitas em janeiro e é de extrema importância que os interessados compareçam para a formação das turmas.

INSCRIÇÕES – Para efetuar a inscrição a pessoa precisa levar seus documentos pessoais e uma conta de energia elétrica até a escola “para poder fazer a matrícula no sistema”, ressaltam as professoras. É preciso ainda ter um número de celular ativo para receber uma mensagem de confirmação da inscrição.

No Colégio Germano Rhoden o atendimento acontece em dois horários: pela manhã, das 8 ao meio-dia, e tarde/noite, das 16h às 20h, justamente para poder atender quem trabalha o dia inteiro. “É muito importante o comparecimento até a terça-feira (17) porque estaremos lançando os nomes para abrir as turmas que irão funcionar ainda no primeiro semestre. Além disso, com base no número de matrículas é feita a distribuição de aulas entre os professores”, explicam as professoras Dayane e Silvana.

Elas frisam ainda a importância de voltar a estudar para o crescimento individual e a possibilidade de ampliar o leque junto ao mercado de trabalho. “A EJA é uma modalidade muito especial para quem não terminou o ensino fundamental ou o ensino médio”.

A idade mínima exigida para ingressar no EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o ensino médio. Não existe uma idade máxima

As professoras salientam também que algumas pessoas simplesmente não tiveram uma oportunidade de estudar, de frequentar uma escola regular “e hoje a escola está acessível a todos”.

Dayane e Silvana comentam também que estudar é libertador, é qualidade de vida. “Nós, da Germano Rhoden, estamos aqui com toda equipe para receber quem deseja agregar conhecimento em sua vida porque o mercado hoje exige mais qualificação”, acrescentam

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (45) 3252-6612.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.