Em visita a Toledo, chefe da Desan conhece políticas de segurança alimentar

A nutricionista Márcia Cristina Stolarski esteve em Toledo nesta quinta-feira (26) para conhecer de perto as políticas públicas do município referentes à área em que é chefe na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab): o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan). Durante o dia, ela conheceu as instalações da Cozinha Social, almoçou no Restaurante Popular (RP) do Boa Esperança e visitou o local onde será construído o Banco de Alimentos com barracão de recebimento, central de processamento e cozinha-escola.

O roteiro de Márcia na Capital Paranaense do Agronegócio teve ainda um encontro com o prefeito Beto Lunitti no Paço Municipal. Na ocasião, a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Solange Fidelis, falou sobre como o município está aplicando os recursos do Compra Direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), isto é, com a distribuição, em parceria com a Cozinha Social, de kits com produtos comprados de agricultores familiares de Toledo. “Temos muito a avançar nesta questão de segurança alimentar e nutricional, ainda mais num contexto de tantas incertezas que estamos vivendo. Contudo, o PAA contribui muito para amenizar este problema, colocando, no primeiro mês de funcionamento, alimento de qualidade na mesa de 500 famílias toledanas”, destaca.

A chefe do Desan explica que o PAA, a partir da publicação do Decreto nº 7.306/2021, passou a ser uma política permanente. “O Compra Direta em âmbito estadual surgiu ano passado num cenário de emergência, mas, em razão dos bons resultados tornou-se uma ação de Estado e não só deste governo. É algo benéfico tanto para a agricultura familiar, que agora pode se planejar melhor porque tem um comprador garantido para sua produção, quanto para a qualidade de vida das famílias paranaenses em vulnerabilidade social,”, observa.

A chefe do Desan ficou impressionada com o compromisso do município com a questão da segurança alimentar e nutricional. “A equipe envolvida com esta área merece os parabéns, pois trabalha com dedicação e criatividade e nos ajuda na missão de garantir comida de qualidade em todos os lares do Paraná. É um trabalho complexo, mas estamos dispostos a ajudar Toledo no que for preciso, tanto que estamos estudando uma maneira de criar algum incentivo às empresas que doarem produtos para os bancos de alimentos, e queremos que um deles esteja funcionando aqui neste município”, salienta Márcia.

Ao fim do encontro, o diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei, entregou às mãos do chefe do Executivo Municipal o croqui da fachada e o projeto básico da sede do Banco de Alimentos, na região do São Francisco. As peças foram desenvolvidas e doadas pela Pastre Arquitetura, fato que suscitou um grande momento de alegria e motivou uma videochamada do prefeito ao proprietário da empresa, Evandro Pastre, ocasião em que lhe agradeceu pelo nobre gesto.

Antes, Beto Lunitti manifestou seu interesse em incluir Toledo em todas as ações do Governo do Estado. “Desde o início desta gestão firmamos parcerias muito produtivas com o Palácio Iguaçu. Queremos fortalecer este vínculo e é muito bom perceber que o governador Ratinho Junior e seus secretários também estão dispostos a nos ajudar em várias áreas, incluída aí a assistência social. Temos um carinho especial pelas políticas públicas que se traduzem em estender a mão a quem mais precisa”, comenta. “É para estas pessoas que devemos governar, pois não podemos ficar indiferentes à pobreza que muitas vezes fica ‘escondida’ em meio a tanta riqueza que existe em nossa cidade. Temos que fazê-las melhorar de vida, mas isso não é possível se elas não estiverem de barriga cheia”, salienta.

Da Prefeitura de Toledo-PR

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.