Empreendedorismo no bairro: vantagens e desvantagens para os comerciantes

A referências nas compras, a facilidade no crédito por ser um cliente conhecido e a praticidade em encontrar o produto desejado perto de casa são algumas das vantagens em fazer as compras no comércio do bairro. É obsoleta aquela ideia de que o comércio do bairro é simples e não precisa inovar. Para manter a clientela, os proprietários dos estabelecimentos do bairro precisaram se reinventar neste período de pandemia.

A realidade desses comerciantes envolve uma luta diária para manter o estabelecimento funcionando e sendo atrativo para a clientela. Conhecer bem o cliente é algo, mas também exige mais dedicação para que ele seja constantemente conquistado e, assim, possa de manter sendo fiel ao comércio local.

“O comerciante local precisa entender a importância dele e se valorizar”, destaca a diretora de Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Franciele Rezzadori de Souza. “Eles não podem pensar que porque é bairro não precisa reformar, não precisa dar experiência ao cliente, porque é no bairro pode ser simples”.

A diretora destaca que é preciso buscar profissionalização, inovar no ambiente, se reinventar para se manter atrativo no mercado. “A vantagem do comerciante do bairro é que ele conhece as pessoas, sabe o gosto de cada cliente, o modelo, a cor, o tamanho, tem a liberdade para falar: ‘comprei algo para você, aqui na loja ou levamos até aí’, ou seja, é possível levar porque fica perto, tem baixo custo. E o desafio é a clientela que é a mesma e exige inovação por parte dos comerciantes”.

A RETOMADA – A diretora do Núcleo Multissetorial da Acit do Jardim Porto Alegre, Silvana Batista Garcia Weirich, relata que com a flexibilidade dos decretos os comércios tomaram novo fôlego. “Voltaram a funcionar as lanchonetes e as sorveterias aqui do bairro, as conveniência dos postos, que no Jardim Porto Alegre é um seguimento forte – uma das mais movimentada da cidade está localizada aqui – no comércio em geral acredito que se manteve no mesmo”.

Silvana comenta que a expectativa de venda está dentro do previsto para o seguimento (prestador de serviços) que ela atua. “O fluxo de serviços costuma manter uma regularidade durante o ano todo. Nossos clientes não mudaram de perfil por conta da pandemia, o que mudou foi a frequência da procura por serviços, trabalhamos com um público que participa de competições, o que esteve paralisado por um bom tempo, mas com a volta dos campeonatos tudo tem voltado a normalidade”, comemora.

Segundo a diretora, o comércio como um todo sentiu e ainda sente os reflexos da pandemia. “Acredito que um dos diferenciais para se manter no mercado é atender bem e com qualidade mesmo em meio as ‘dificuldades’ e elas nos fazem querer mais e seguirmos fortes e unidos”.

ESTRATÉGIAS DE VENDAS – O diretor do Núcleo Multissetorial da Acit da Vila Pioneira, Welington Júnior de Lima, comenta que bairro possui uma espécie de centro com comércio de vários segmentos e isso é um atrativo para os moradores, contudo, muitos moradores do local ainda buscam o Centro da cidade devido a oferta de variedades de produtos e serviços. Apesar disso, ele afirma que o quadro está mudando diante da oferta de entregas e os serviços de delivery prestados pelos estabelecimentos da Vila Pioneira.

“Este ano o Núcleo Multissetorial da Acit da Vila Pioneira adotou como estratégia o treinamento de vendas on-line através de redes sociais e demais plataformas de comercialização de produtos. As pessoas já saem de casa sabendo o quanto vão gastar, pois já viram o preço pelas plataformas digitais de vendas das empresas”, relata ao reforçar que essas medidas contribuíram para manter os setores ativos. “Com isso, temos muita expectativa devido a questão do avanço da vacinação e também da retomada da economia dos pequenos e micro empreendedores”, conclui.

O ONLINE QUE MOVIMENTA – Conforme análise da integrante do Núcleo Multissetorial da Acit do Jardim Panorama, Iara Aparecida da Silva Fantinel, os clientes acostumaram com a venda online e passaram a solicitar mais fotos e condicionais. Ela explica que aos poucos estão sendo retomadas as venda de roupas mais elaboradas para festas e eventos, mas principalmente no inverno, as vendas eram de peças confortáveis para ficar em casa.

“Após a flexibilização, reforçamos a propaganda através das redes sociais e disponibilizamos o atendimento online com entrega de condicionais à domicílio.

Percebo que muitos moradores dos bairros ainda buscam o comércio do centro, porém com o foco maior dado as redes sociais trouxe maior visibilidade para o comércio do bairro. Um ponto positivo para os bairros é a disponibilidade de estacionamentos que no centro é escasso”, explica Iara.

Sobre a movimentação do comércio em relação as festividades do fim do ano, Iara destaca que é preciso aproveitar o momento. “Temos uma expectativa muito boa de vendas para o final do ano, pois as vendas estão melhorando mês a mês. No nosso estabelecimento colocamos a meta de vender 10% a mais que em dezembro de 2020 e vamos trabalhar para isso”, finaliza.

Da Redação

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