Enem: a chance de entrar em uma universidade
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano, acontece nos dias 21 e 28 de novembro. A versão digital também ocorre na mesma data. Os participantes aguardam a realização das provas que segue o modelo de edições anteriores: dividida em quatro objetivas e redação.
A preparação para o exame exige dedicação e empenho dos candidatos. As notas do Enem podem ser usadas para o acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também são aceitos em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.
Os participantes do Enem podem buscar o financiamento estudantil em programas do governo, como por exemplo, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas também são utilizadas no desenvolvimento de estudos e indicadores do sistema de ensino.
O exame é ‘democrático’: pode ser feito por qualquer pessoa que já finalizou o ensino médio ou está concluindo. Contudo, a nota não é válida para aqueles que ainda não terminaram o ensino médio e serve apenas para autoavaliação de seus conhecimentos.
Segundo o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as quatro áreas de avaliação são: “linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema”.
As provas deste ano ainda não aconteceram, mas já sugiram polêmicas em relação ao Enem: a demissão em massa de aproximadamente 33 servidores semanas antes da realização dos testes. Recentemente, o presidente do Inep, Danilo Dupas, participou de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e afirmou que o Enem e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) irão ocorrer normalmente.
Entre outras situações polêmicas que envolveram o Enem nos últimos anos, fica a expectativa dos estudantes que buscam bons resultados e a esperança de ingressar em uma instituição de ensino superior.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.