Engenheira de pesca vira inspiração ao criar sorvete que ajuda pessoas
Ana Maria Silva carrega no currículo uma história de vida inspiradora. De faxineira ela chegou a doutoranda e a empreendedora reconhecida e premiada. O sorvete formulado a base de tilápia foi uma das sensações da mais recente edição do Show Rural Coopavel, realizado de 6 a 10 de fevereiro e que atraiu mais de 384 mil visitantes ao parque que abriga o evento.
Engenheira de Pesca e Mestre em Biotecnologia Marinha, Ana empregou seus conhecimentos técnicos e seu amor de mãe na invenção de um produto pouco provável. Para atender a um desejo da filha, que nasceu com câncer gestacional, a engenheira formulou um sorvete com a proteína da tilápia, peixe bastante comum e criado em cativeiro em vários municípios da região Oeste.
Ana não imaginava que sua invenção fosse atrair tantos olhares e interesse. Ela virou notícia nacional e a história do sorvete viralizou nas mídias sociais. Saboroso, o sorvete ajuda pessoas com limitações por questões de saúde a ter acesso à proteção do peixe. A história da engenheira foi contada nesta semana em palestra em um dos encontros do Acic Mulher, na associação comercial, e o relato comoveu as presentes.
“Histórias assim ensinam como nossos problemas são pequenos. Precisamos ter o caos para enxergar momentos de luz”, diz a coordenadora do Acic Mulher, Joseane Conrado. Já virou tradição nos encontros do núcleo trazer mulheres com histórias de superação e que, a partir do seu relato, contribuem para compartilhar força àquelas que também estão em algum momento de provação. “Queremos agradecer muito a Ana e dizer que ela é uma vencedora”, destaca Joseane.
PRÓXIMOS PASSOS – “Espero que logo possamos ver o produto no mercado, para que as pessoas que passam por tratamento contra o câncer possam receber esse abraço, esse conforto de degustar o sorvete após passar por quimioterapia”, afirma Ana. A doutoranda ressalta a importância de um aporte de investimentos para a instalação de um laboratório de prototipagem, a fim de finalizar o produto e fazê-lo chegar ao mercado. “Vislumbramos, também a implantação de testes clínicos com pacientes com câncer”.
CASCAVEL