Equipe MSL Rally integra esquadrão brasileiro no SARR 2023
Grupo com 40 competidores em 21 veículos representa o país no rally argentino, entre os dias 14 e 25 deste mês. Gunter Hinkelmann e Filipe Bianchini vão disputar o pódio da principal categoria dos UTVs
Está chegando a hora do SARR – South American Rally Race. A partir do dia 14 e até 25, pilotos e navegadores de oito países vão acelerar por regiões desafiadoras da Argentina, incluindo trechos que fizeram parte do Dakar na fase sul-americana do maior rally do mundo. A largada é da cidade de Catamarca e a chegada em La Rioja, após 4.200 quilômetros de percurso.
Em uma prova cada vez mais internacional, o Brasil marca presença com quantidade e qualidade. Entre motos, UTVs e carros, são nada menos que 40 inscritos, em 21 veículos. A categoria quadriciclos é a única sem a presença verde e amarela.
O maior contingente – com 18 veículos – está nos UTVs. Um deles é o Polaris RZR Pro R da equipe MSL Rally, com que Gunter Hinkelmann encara o SARR pela segunda vez, ao lado do navegador Filipe Bianchini. Já no ano passado, quando se adaptava à pilotagem em dunas gigantes ou atravessando regiões desérticas, Gunter se destacou em meio a um pelotão qualificado, com dois segundos lugares de etapa.
Além de nomes como o do argentino Jeremias Ferioli (que vem de vitória de etapa no Dakar), a disputa esse ano conta com 18 duplas brasileiras, o que só eleva o nível técnico do SARR.
“Estou de volta ao SARR com a vantagem de saber o que vamos enfrentar e, claro, conhecer boa parte dos meus adversários, que são os mesmos que encaramos no Brasil. Ainda, o tipo de prova é um bastante diferente ao que estamos acostumados por aqui”, destaca o piloto, revelando que a participação do SARR também é um preparatório para o Dakar 2024, que está nos planos da MSL Rally.
Gunter e Filipe sabem bem a receita para superar os cerca de 4.200 quilômetros de desafio. “Até pelas características do percurso, principalmente na primeira metade do roteiro, é preciso dosar muito bem o equipamento e o ritmo de aceleração diante dos obstáculos, sem exigir demais. Assim como no Sertões, é preciso evitar ao máximo os problemas mecânicos, a exemplo de alguns componentes, como a correia e as suspensões que são muito exigidas”, pontua Filipe.
Os brasileiros no SARR 2023
UTVs
Gunter Hink / Filipe Bianchini (Polaris RZR Pro R / MSL Rally) T3.1
Reinaldo Varela / Aristóteles Fiúza T3.1
Rodrigo Varela / Lourival Roldan T3.1
Wilker Campos / Breno Rezende T3.1
Lélio Júnior / Weberth Moreira T3.1
Pedro McDowell / Enio Bozzano T3.1
Gabriel Cestari / Jhonatan Ardigo T3.1
Fábio Pirondi / Daniel Spolidoro T3.1
Allan Cestari / Weidner Moreira T3.1
Rui Gengnagel / André Verson T3.1
Luiz Facco / a confirmar T3.1
Carlos Castro Neto / a confirmar T3.1
Jorge Wagenfuhr / Humberto Ribeiro T3.1
Pâmela Bozzano / Cadu Sachs T3.2
Ivan Kuehnen / Wellington Rezende Jr. T3.2
Edson Silveira / Helder Siqueira T3.2
Daniel Masili / Leonardo Ishizuka T3.2
Maxwell Fernandez / a confirmar T3.2
Motos
Edson Silva M2
Luís Santos M2
Carros
Cristiano Rocha / Anderson Geraldi T1.2
SARR 2023
Programação
14/02 – Skahedown (Catamarca)
15/02 – Prólogo e largada promocional (Catamarca)
16/02 – 1ª etapa: Catamarca a Santiago del Estero
17/02 – 2ª etapa: Santiago del Estero a Santa Maria
18/02 – 3ª etapa: Santa Maria a Belén
19/02 – 4ª etapa: Belén a Fiambalá
20/02 – 5ª etapa: Fiambalá a Chilecito
21/02: dia de descanso (Chilecito)
22/02 – 6ª etapa: Chilecito a Villa Unión
23/02 – 7ª etapa: Villa Unión a Almogasta (Etapa Maratona)
24/02 – 8ª etapa: Almogasta a La Rioja
25/02 – 9ª etapa: La Rioja a La Rioja
Da Assessoria Liberdade de Ideias