Erros na planilha dificultam dia da MSL Rally no SARR 2023
Informações incorretas no livro de bordo fizeram Gunter Hinkelmann e Filipe Bianchini se afastarem bastante do caminho correto na sexta etapa da prova argentina, entre Chilecito e Villa Unión. Dupla segue na briga pelo pódio
O que já era difícil, ficou ainda mais. E acabou por prejudicar o desempenho da equipe MSL Rally na sexta etapa do SARR – South America Rally Race 2023, na Argentina. O percurso que marcou a retomada da prova após o dia de descanso, entre Chilecito e Villa Unión – com 285 quilômetros cronometrados e 495 quilômetros totais –, já exigiria naturalmente dos competidores com os longos trechos em rios secos e especiais velozes. No entanto, algumas incorreções na planilha, tornaram a quarta-feira (22) mais complicada para os participantes.
Especialmente para quem vai no banco da direita e tem de orientar quem está ao volante: caso do navegador Filipe Bianchini, parceiro do piloto Gunter Hinkelmann no UTV Polaris RZR Pro R da equipe MSL Rally. Ele teve ainda mais trabalho que o normal e precisou se desdobrar na tentativa de lidar com as informações equivocadas no livro de bordo.
“Foi feita uma alteração na planilha pela manhã, antes da largada, e deu erro de navegação mais de uma vez. Nós saímos muito do caminho correto. Quando faltavam uns 20 quilômetros para o fim, havia uma diferença de 100 graus em um CAP (ponto de GPS em que a passagem é obrigatória) e todos ficaram perdidos. Gastamos uns 40 minutos para voltar ao roteiro e só quando chegamos ao parque de apoio soubemos que essa parte da prova havia sido cancelada por falha da organização. De todo modo, desgasta o carro e gera uma ansiedade muito grande nas pessoas”, lamentou. Para Filipe, um aspecto em especial tornou o dia desafiador: “a navegação em leitos de rios secos é muito mais complicada do que nas dunas, ou com os CAPs”.
Diante dos contratempos, o saldo foi bastante positivo. O Polaris da dupla mais uma vez resistiu bem à dureza dos caminhos percorridos, e Gunter e Filipe seguem na briga pelas primeiras posições, tanto na geral dos UTVs quanto na categoria T3.1.
Nesta quinta-feira (23), homens e máquinas serão postos à prova com a etapa Maratona entre Villa Unión e Almogasta. Ao fim dela (280 quilômetros cronometrados / 490 quilômetros totais) apenas os próprios competidores poderão fazer a manutenção dos veículos, e mesmo assim por tempo reduzido. O SARR 2023 termina no sábado (25), em La Rioja.
SARR 2023
Roteiro
14/2 – Skahedown (Catamarca)
15/2 – Prólogo e largada promocional (Catamarca)
16/2 – 1ª etapa: Catamarca a Santiago del Estero
17/2 – 2ª etapa: Santiago del Estero a Santa Maria
18/2 – 3ª etapa: Santa Maria a Belén
19/2 – 4ª etapa: Belén a Fiambalá
20/2 – 5ª etapa: Fiambalá a Chilecito
21/2: dia de descanso (Chilecito)
22/2 – 6ª etapa: Chilecito a Villa Unión
23/2 – 7ª etapa: Villa Unión a Almogasta (Etapa Maratona) – 280km cronometrados / 490 totais
24/2 – 8ª etapa: Almogasta a La Rioja
25/2 – 9ª etapa: La Rioja a La Rioja
Liberdade de Ideias