Espaço Espiritual é inaugurado no Campus da Unioeste de Cascavel

Foi inaugurado nesta segunda-feira (7) o Espaço Espiritual do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que é voltado para atender toda a comunidade interna, externa e com diferentes tipos de crenças. O local foi construído a partir de doações e não obteve verba pública ou da universidade. O Espaço Espiritual de 130 metros quadrados foi totalmente construído com doações tendo um custo final de R$ 200 mil. 

          A ideia de um Espaço Espiritual surgiu como uma forma de conceder aos alunos um lugar que sirva de ponto de encontro e diálogo entre fiéis de várias religiões. O espaço não está relacionado a uma religião especifica e tem como objetivo receber todos que precisam se conectar com a paz, ou seja, servir como uma opção na universidade para os alunos, servidores e professores que buscam na espiritualidade uma forma de ajuda.

           O professor Vilmar Malacarne, um dos idealizadores do projeto, falou na cerimônia de inauguração do processo percorrido até a construção do Espaço. “O respeito ao que os outros sentem sempre foi o que nos motivou. Quando eu vir alguém aqui dentro desse Espaço se sentindo bem, concluo que nós realizamos o nosso objetivo e tudo vai ter valido a pena”, disse o professor.

         O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, também ressaltou a diversidade dentro da universidade e a importância do Espaço Espiritual. “Na universidade cabe todas as religiões e quem não tem religião alguma. Todas as opções cabem dentro da universidade, quem vai decidir é quem frequenta o Espaço”. Webber apontou ainda a união da comunidade para realizar as doações e dar encaminhamento ao projeto. “Esse projeto é fruto de muitas pessoas e doações e isso é muito gratificante. Esse Espaço foi sonhado pela comunidade”.

         O superintendente geral de Ciência, Tecnologia do Ensino Superior, Aldo Bonna, falou da importância de se ter um espaço onde a comunidade acadêmica possa se conectar com sua espiritualidade. “Ter um espaço assim ajuda a melhorar o ambiente acadêmico é algo muito importante e deve ser uma preocupação da universidade. Vemos aqui várias entidades religiosas buscando dar uma resposta ou um caminho para a vida e isso é uma ideia acolhedora”, afirmou.

         O diretor dos Campus de Cascavel, professor Aníbal Mantovani Diniz mencionou ainda como o Espaço Espiritual é relevante para ajudar a universidade a acolher melhor as pessoas, independente de seus pensamentos religiosos. “Acredito que esse espaço vai fazer a diferença na vida de muitos. A universidade é laica, e nós defendemos que é um ambiente para acolher as pessoas, não importa a sua religião. Um espaço que não tivesse nenhum rótulo, e agora nós temos.”

A cerimônia contou também com a participação de vários líderes religiosos da cidade, entre eles, o reverendo Luiz Carlos Gabas da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, que ressalta que ambientes como esse são saudáveis na universidade. “Como foi dito, espiritualidade é muito ampla. Contempla os praticantes de alguma religião mas também os que não são praticantes, pois nessas pessoas também está presente a espiritualidade. Possibilitando que a comunidade tenha um espaço em que todos podem se voltar para a sua divindade ou trabalharem espiritualmente.

Para o pai de Santo Wellington Novaes de Lima, do Terreiro Barnabé de Angola, a questão da desmitificação de outras religiões é importante e esse novo espaço possibilita isso. “Hoje é importante que a nossa religião faça parte da inauguração desse espaço laico, onde todas as pessoas e religiões podem se manifestar. Explicar a filosofia também é importante para desmistificar falas preconceituosas”, frisou.

                  Também participaram do evento o prefeito da Cidade, Leonardo Paranhos que parabenizou a iniciativa da Unioeste, bem como representantes de diferentes religiões, docentes, discentes e autoridades constituídas do município.

Assessoria de Comunicação Social

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.