Estoque do Banco de Leite Humano está abaixo da média

O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Niside, que funciona junto à Hoesp/Hospital Bom Jesus, em Toledo, está abaixo da média, que é de aproximadamente 150 litros doados por mês na instituição. Se em dezembro o total doado foi de aproximadamente 162,3 litros, até agora, em janeiro, foram apenas 44,7 litros. “Esses valores somando as doadoras de Toledo e dos outros municípios pertencentes à 20ª Regional de Saúde”, explica a enfermeira do Banco de Leite Humano Tatiane Maria Pauli

“Janeiro é um período de férias e por esse motivo, as doações acabam diminuindo, e em razão disso o cadastro de novas mães é extremamente necessário”, afirma Tatiane, reforçando que geralmente essa queda ocorre nesta época do ano, embora em 2023 a situação esteja mais crítica. A enfermeira lembra que nesse mesmo período do ano passado foram 197,6 litros doados.

O Banco de Leite Humano Doutor Jorge Niside atende, em média, 400 bebês por mês e até agora foram 164 atendimentos.

COMO DOAR – Para doar é necessário ligar no Banco de Leite através do telefone (45) 2103-2013 e fazer o cadastros. Este número também atende como WhatsApp. Logo em seguida, as novas mães recebem as orientações e materiais necessários para a coleta de leite direto em casa, ou seja, não é necessário o deslocamento até o hospital. Uma vez na semana, as equipes também passam recolhendo o leite, conforme as orientações. As mães que tiverem qualquer dificuldade podem receber ainda orientação direto no Banco de Leite.

O Banco de Leite Humano de Toledo tem várias premiações pela qualidade do atendimento e a quantidade de doações entregues e “mensalmente é feito o repasse à rede de Banco de Leite Humano da nossa produção”, destaca Tatiane Maria Pauli.

Ela lembra que não existe uma quantidade mínima para doar. “Cada ml é bem-vindo e cada gota importa. Os leites arrecadados pelo BLH tem como prioridade os bebês que estão na UTI neo aqui do hospital, e os que nascem aqui e necessitam de complemento recebem o leite humano pasteurizado”, finaliza a enfermeira.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.