Excesso de velocidade foi a maior causa dos acidentes em 2023

A velocidade incompatível foi a maior causa dos acidentes registrados em 2023 na região Oeste, segundo balanço de ações de segurança viária da Delegacia de Cascavel da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nos trechos que cortam o município de Toledo, foram 81 acidentes registrados na BR-467, 88 feridos e três óbitos. Na BR-163 foram 15 acidentes em 2023 com 25 feridos e dois óbitos.

Nos 459 quilômetros de rodovias federais de abrangência da Delegacia de Cascavel foram registrados no ano passado 652 acidentes, um acréscimo de 11,2% em relação ao ano anterior; 788 feridos, um acréscimo de 12,5% em relação a 2022; 208 acidentes graves, 207 feridos graves e 82 óbitos. Segundo levantamento, o quilômetro que mais registrou acidentes em 2023 foi o seguimento da BR-277 entre o KM 586 e 587 (Trevo da Coca-Cola), em Cascavel.

Em relação a BR-467 e BR-163, o policial rodoviário federal Ricardo Salgueiro comenta que o trecho crítico onde o condutor precisa redobrar a atenção é na BR-467 do KM 100 ao KM 105 e do KM 105 ao KM 110, trechos na chegada a cidade de Cascavel e também do KM 80 ao KM 95, trecho da divisa dos municípios de Toledo, próximo ao Rio Lopeí, até os dois postos Ipiranga, sentido Cascavel. “Toda a região do Big Peixe e a chegada a cidade de Cascavel são os dois trechos que o motorista precisa ter muita atenção, porque são trechos críticos”.

Salgueiro complementa que o fato da rodovia ser pista dupla não reduz o número de acidentes, por isso o motorista não deve ser acomodar e exceder na velocidade. “Dos 459 quilômetros de abrangência da Delegacia de Cascavel, cerca 13% são duplicados. Lembramos que 12% das mortes aconteceram em rodovias de pista dupla. Nesses trechos duplicados também foram registrados 23% dos acidentes, 20% dos acidentes graves, 20% dos feridos e 1% dos feridos graves registrados em pista dupla. Então, infelizmente não dá pra afirmar que a pista dupla reduz os acidente”.

PRINCIPAIS CAUSAS – A velocidade incompatível foi a maior causa dos acidentes registrados em 2023, no total de 97. Para combater essa conduta, os radares portáteis foram operados por 659 horas, registrando 21.950 veículos em excesso de velocidade. O esforço representou um acréscimo de 13 horas de operação e o registro foi de mais de 2.500 flagrantes de excesso de velocidade.

A ingestão de álcool pelo condutor foi a causa de 64 acidentes; acessar a via sem observar a presença de outros veículos foi a causa apontada para 60 acidentes. Reação tardia ou ineficiência do condutor, desrespeitar a preferência no cruzamento, manobra na mudança de faixa e ultrapassagem indevida são outros fatores apontados que resultaram na maioria dos acidentes.

FISCALIZAÇÕES – Em 2023, 21.316 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro. No período, 124 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e 35 foram presos. Outros 516 condutores foram autuados por se recusar a realizar o teste do etilômetro.

Durante o ano, 37.862 veículos foram abordados e 42.481 pessoas foram fiscalizadas. No total, foram extraídos 18.905 autos de infração com abordagem e 6.612 sem abordagem.

Além da grande quantidade de infrações por excesso de velocidade, também foram autuados 1400 condutores e 1454 passageiros foram flagrados sem cinto de segurança. Foram flagradas 379 crianças sem o dispositivo de retenção, 468 condutores segurando ou manuseando o telefone celular, além de 4341 autos de infração por ultrapassagens indevidas.

AÇÕES EDUCATIVAS – Diversas ações educativas foram realizadas como Cinema Rodoviário, palestras em empresas, fiscalizações educativas, ações em terminais rodoviários e fiscalizações dirigidas. Nessas ações, 18.470 pessoas foram alcançadas.

Com informações da Assesoria*

*Da Redação

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