Feriado foi marcado por protestos em todo país (com vídeo)
Manifestantes insatisfeitos com o resultado do 2º turno da eleição presidencial, que garantiu a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva usaram o feriado desta terça-feira (15), dia da proclamação da República, para realizar manifestações em frente às unidades militares em pelo menos 15 capitais e também pelo interior do estado, como foi o caso de Foz do Iguaçu e Cascavel, onde caravanas de moradores de Toledo engrossaram a multidão que se aglomerou em frente aos quartéis.
Em todas as unidades houve manifestação pela intervenção das Forças Armadas imediatamente no país, sob alegação de que a eleição foi fraudada, embora não haja provas concretas nesse sentido, como atesta um relatório emitido pelas próprias Forças Armadas na semana passada.
No Paraná, os atos foram em frente aos quartéis do Exército no Pinheirinho e no Bacacheri, em Curitiba. Manifestantes de Cascavel e Toledo engrossaram o protesto realizado em Brasília e que acabou prejudicado por uma intensa chuva.
Atos foram realizados também no Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Vitória (ES), Recife, Belém, Salvador, Goiânia, Maceió, Fortaleza, Palmas e Campo Grande.
Também neste domingo, veio a público a notícia de que o Partido Liberal (PL), partido do presidente Jair Bolsonaro, entrará nos próximos dias com um pedido de anulação das eleições de 2022. A ação, segundo consta, levará em conta ao menos duas auditorias sobre urnas e suposta parcialidade do TSE.
Em Toledo a manifestação segue em dois pontos. O grupo com maior número de pessoas fica no prolongamento da PR-182, na saída em direção a Assis Chateaubriand e Palotina, onde um acampamento foi montado desde a segunda-feira posterior à eleição; o segundo ponto fica na BR-163, em direção a Marechal Cândido Rondon, nas proximidades do distrito de Vila Ipiranga.