Fevereiro registra chuva acima da média em Toledo

Até a manhã desta sexta-feira (24) havia chovido em Toledo 305 mm acumulados, segundo dados da Estação Meteorológica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Toledo. “Foram 100 mm só na quinta-feira”, informou Alexandre Luís Müller, professor de Agrometeorologia da PUCPR campus Toledo.

Alexandre lembra que no mês de fevereiro de 2013 houve registro de acumulado de 369 mm, entretanto, este índice deverá ser superado diante da previsão de mais chuva intensa nos próximos dias. “A estação está instalada no campus da universidade em Toledo desde 2009 e já tivemos outros fevereiros com volumes maiores que 250 mm. Mas acredito que tenhamos um volume maior esse mês historicamente”, comenta o professor.

Se em Toledo tem chovido forte, em Cascavel já está em 460 mm acumulados para o mês. “Mas o número deverá ser ainda maior. Se bem que em algumas regiões está acima disso”, explica Alexandre Luís Müller, lembrando que em algumas propriedades rurais as chuvas são mais localizadas, típicas do verão. “Em alguns locais choveu mais, em outros menos. É normal”, completa.

O professor Alexandre destaca que o verão é a estação mais chuvosa do ano, entretanto para em fevereiro começa haver uma redução. O normal, de acordo com ele, seria um acumulado de chuva em torno de 150mm a 200mm. “Estamos muito acima disso, praticamente dobrando”.

PREOCUPAÇÃO – A chuva intensa dos últimos dias tem levado dor de cabeça também ao setor agrícola. A situação começa a se complicar porque muitos produtores não estão conseguindo colher principalmente a soja e algumas lavouras começam a estragar pelo excesso da umidade. “E cada dia que passa vai ficando mais tarde porque o plantio do milho safrinha vai ficando fora da janela ideal”, finaliza o professor Alexandre Luís Müller.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.