Flamengo lidera trocas de técnicos entre mais valiosos do mundo
Após demissão de Tite, rubro-negro chega à 15° troca no comando nos últimos cinco anos
Mesmo com a vitória sobre o Athletico-PR no Maracanã, no último domingo (29), a diretoria do Flamengo decidiu demitir o técnico Tite nesta segunda-feira (30).
Com essa decisão, o Flamengo se tornou o clube com o maior número de trocas de técnicos entre os 60 times de maior valor de mercado no mundo. Nos últimos cinco anos, o rubro-negro passou por 15 técnicos diferentes, segundo levantamento do Bolavip.
A pesquisa considerou os 60 clubes com os elencos mais valiosos, de acordo com o Transfermarkt. Entre eles, apenas dois brasileiros, Flamengo e Palmeiras. Todos os técnicos dessas equipes desde 2019 foram contabilizados, incluindo interinos. O Flamengo lidera, com cinco técnicos a mais que os clubes seguintes: Olympique de Marselha (França), Al-Hilal (Arábia Saudita) e Fenerbahçe (Turquia).
Confira o top 10 de clubes que mais trocaram de técnicos nos últimos cinco anos:
1º – Flamengo (BRA) – 15
2º – Olympique de Marselha (FRA) – 10
3º – Al-Hilal (ARA) – 10
4º – Fenerbahçe (TUR) – 10
5º – Leicester (ING) – 9
6º – Valencia (ESP) – 9
7º – Chelsea (ING) – 8
8º – Tottenham (ING) – 8
9º – Nottingham Forest (ING) – 8
10º – Everton (ING) – 8
Os cinco clubes que menos trocaram de treinador:
Em contraste com o Flamengo, cinco clubes não trocaram de técnico desde 2019: Atalanta (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Brentford (Inglaterra), Real Sociedad (Espanha) e Manchester City (Inglaterra). O treinador há mais tempo no comando é Diego Simeone, no Atlético de Madrid, com mais de 4600 dias de trabalho desde o final de 2011.
Média de técnicos por clube:
A média entre os 60 clubes analisados foi de 5,4 treinadores nos últimos cinco anos. Quinze equipes tiveram até três mudanças, incluindo Arsenal, Real Madrid, Liverpool e Inter de Milão, todas com desempenho esportivo expressivo no período. Além do Flamengo, o Palmeiras aparece na 28ª posição, com seis trocas de técnicos desde 2019.