Foco na Páscoa: ovos de chocolates já enfeitam as gôndolas dos supermercados
A Páscoa é dia 9 de abril, mas as gôndolas dos supermercados e estabelecimentos que comercializam chocolates já estão ‘doces e recheadas’. Os ovos já enfeitam as ‘parreiras’ e a variedade atrai os consumidores: são opções para atender todos os gostos e ficar dentro do orçamento. O segmento aposta em aumentar as vendas em mais de 10% em relação ao ano passado.
O mercado busca inovar a cada ano. As marcas lançam campanhas atrativas com brinquedos, sabores e tamanhos variados. Além disso, também é possível encontrar opções sem lactose e sem glúten, zero açúcar, elevado percentual de cacau, entre outras.
“Iniciamos em janeiro a preparação das parreiras”, relata o gerente de um supermercado, Douglas Osni Rodrigues. “Já recebemos diversas opções, contudo, ainda faltam outros produtos para chegarem. É uma infinidade de chocolates em ovos, barras, bombons, wafers para que o cliente possa escolher aquele que mais agradar”.
Rodrigues destaca que é importante inovar para atender as expectativas da clientela. “Também contamos a produção própria de ovos recheados, para comer de colher, que permite personalizar, customizar. Além dos bombons artesanais que é outra opção. Com um mix atrativo, a expectativa é vender 10% mais que no mesmo período de 2022”, pontua ao salientar que a compra pode ser parcelada em até dez vezes, sem juros.
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO – A doceira, Ana Maria, conta que está com boas expectativas de vendas para este ano. “O produto artesanal precisa conter características do cliente – ou melhor, de quem vai receber o doce – no sentido de atender as necessidades, as especificações de cada pedido e o ovo de chocolate com aquele gostinho de: ‘foi feito, especialmente, para mim’”.
Ana reforça que a Páscoa é o melhor período de vendas dos chocolates. Para garantir a qualidade dos doces, ela já tem os ingredientes em estoque, desde a matéria-prima até as embalagens. “É preciso organização para aproveitar este momento de vendas. A ideia é atender todos os pedidos de forma que o cliente fique satisfeito”, conta ao destacar que a expectativa é ter um acréscimo de 10 a 15% superior a Páscoa do ano passado.
PESQUISA DE PREÇO – A aposentada, Fernanda Candido, conta que já iniciou as pesquisas de preços dos ovos de chocolate. Ela afirma que já é um hábito percorrer os supermercados da cidade e fazer contato com as doceiras, pois isso visa garantir economia.
“Na Páscoa, costumo presentear os netos, os filhos e os afilhados. É bastante gente para agradar”, brinca Fernanda. “Tem a neta que é fitness, tem o filho que tem intolerância a lactose, tem os netinhos pequenos que aguardam com ansiedade o chocolate com o brinquedo, têm os afilhados que preferem aquele chocolate artesanal, ou seja, cada um tem um gosto diferente e para agradar a todos eu faço minhas pesquisas de preço, pois assim, encaixo o desejo de cada um dentro do meu orçamento”, afirma.
CHOCOLATE NA MEDIDADE CERTA – O chocolate pode trazer benefícios à saúde. O ideal é escolher opções com maior teor de cacau e não exagerar na quantidade. “Chocolates com maior teor de cacau têm minerais como o zinco, magnésio, fósforo e propriedades protetoras para o coração, auxiliam na redução da pressão arterial, elevam o colesterol HDL (conhecido como o colesterol bom) devido a potentes antioxidantes que são substâncias protetoras das células. O consumo moderado de chocolate também proporciona sensação revitalizante, pois o alimento possui teobromina e cafeína, além de estimular a liberação de serotonina e endorfina, que são neurotransmissores ligados ao prazer e satisfação”, destaca a nutricionista, Taisa Pisa.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria