Frio: pets precisam de atenção especial

As baixas temperaturas exigem que o proprietário dos pets não se esqueça de estar atento às necessidades do animal de estimação. Manter a vacinação atualizada, proporcionar que os bichos fiquem aquecidos e cuidar são algumas das dicas dos profissionais.

“Manter esquema de vacinação atualizado é uma das principais preocupação que os donos devem ter”, destaca a médica veterinária, Maria Cecília de Lima. “Existem doenças em que os cães e gatos ficam mais propícios no frio, pois as baixas temperaturas podem desencadear situações de estresse que tendem a diminuir a imunidade dos animais e propiciar o surgimento de doenças”.

A médica veterinária pontua que os animais de estimação precisam ter um abrigo adequado para dormirem. Ela comenta que o local deve ter uma superfície que evite o contato com o piso frio, protegida da corrente de vento e da chuva. “Existem cães de raças grandes que são difíceis de manter dentro de casa, é preciso ter um local adequado para abriga-los. As aves, principalmente, aquelas mantidas em gaiolas também precisam de proteção, pois às vezes, acabem expostas ao frio. É preciso pensar em todos os animais, seja um animal exótico, um réptil, um roedor, e buscar informação sobre a melhor maneira de mantê-los aquecidos”, declara ao reforçar que o dono do pet precisar ter esses cuidados e comprometimento.

TODOS OS CUIDADOS – Em relação ao uso da roupas, Maria Cecília comenta que nem todos os pets gostam de usar. Ela cita que os donos devem trocar as roupas dos pets todos os dias, fazer a escovação, higienizar as peças e cuidar para que elas não fiquem úmidas, no caso do cão urinar na roupa.

“Muitos tutores relatam que os cães gostam de usar as roupas, já os gatos não gostam. Nos casos de resistência, o dono deve providenciar uma cama com coberta em um ambiente bem aquecido para que ele fique confortável nem sentir os impactos das baixas temperaturas”, esclarece a médica veterinária.

Os banhos também merecem atenção especial. A profissional comenta que é preciso evitar choque térmico e secador muito quente para não queimar os animais. Outra dica é não deixar o pet úmido após o banho, pois isso pode evitar ele de adoecer.

“Estar sempre atento as necessidades dos pets é uma obrigação do tutor. Eles sentem as mesmas necessidades que a gente no frio, portanto, é preciso cuidado e atenção”, alerta a médica veterinária.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.