Gestão e precificação no dia a dia dos escritórios de engenharia e arquitetura
A gestão e a precificação fazem parte do dia a dia de qualquer escritório e ramo de atividade. Graças à parceria com o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) a AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel) realizou mais uma edição do Ciclo de Minicursos.
Nos dias 13 e 18 de junho, o especialista Fernando Maia falou a engenheiros e arquitetos sobre a importância da gestão e a ferramentas para uma boa precificação. No primeiro módulo, a abordagem principal envolveu a questão de vendas e visão comercial. “Falamos sobre como fazer uma boa gestão desse escritório de engenharia e arquitetura, tendo em vista a questão de lucratividade e trabalhando a precificação e as formas de se colocar no mercado”.
Maia abordou novas oportunidades e como enxergá-las e trazê-las para o dia a dia. “Todo esse gerenciamento do primeiro dia foi focado basicamente em trazer lucratividade para a empresa. A grande maioria dos empresários são da EUpresa (sic), ou seja, empresas de uma pessoa só”.
No segundo encontro do módulo, foi feira uma releitura das abordagens do primeiro módulo. “Conversamos também sobre políticas públicas e o engajamento dos engenheiros e arquitetos, além das vantagens de participar e como participar desse processo”. Outros temas abordados foram legislação profissional e ética.
Por fim, Maia chama a atenção para um cenário específico. Segundo ele, grande parte dos engenheiros e arquitetos saem da faculdade muito técnico e sem uma visão mais comercial. “Essa leitura precisa ser focada sempre na lucratividade e o principal fator que existe é o tempo e como aproveitá-lo melhor “.
A presidente da AEAC, Georgia Palacio, disse que o curso ajudou a expandir a mente em relação à gestão e precificação. “Conheço o Fernando há muito tempo. Já fiz mentoria com ele e o curso me relembrou muita coisa que a gente aplica e outras menores, que as vezes passam despercebidas na hora de colocar em prática. Tive vários insights”.
Para a engenheira agrônoma Fernanda Menegusso, cuja atribuição profissional é a área do paisagismo, o curso de gestão e precificação foi um lembrete de “como precisa ser meu posicionamento dentro da minha empresa”. Para Fernanda, a tomada de decisões exige identificar um ponto de vista diferente nos negócios. “Me fez reconhecer e pensar sobre pontos fracos e forte e que tenho que estabelecer uma rotina organizada, pois também sou uma EUpresa, em busca de degraus mais altos, mas para isso, é necessário clareza de como fazê-lo”.
O diretor social da AEAC, Hamilton Kurek, classificou de sensacional o curso ministrado por Fernando Maia. Ele conta que o primeiro módulo foi dividido em duas etapas: conceitos básicos de gestão e de vendas e a outra, dedicado a cases de venda e de gestão. “Além de passar toda conceituação de como gerir o escritório e ir atrás do seu cliente, o Fernando Maia elaboro o case de cada escritório para auxiliar e otimizar os processos”, descreveu.
(Assessoria de Imprensa da AEAC)