GM e PM apreendem armas brancas em praças e na Rodoviária de Toledo

As equipes da Guarda Municipal (GM) e do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Toledo realizaram ações preventivas em locais públicos na quarta-feira (29) e ontem (30). O secretário Municipal de Segurança e Trânsito de Toledo (SMST) Arthur Almeida afirma que as duas equipes recebem denúncias de moradores, com frequência, que estão sendo importunados por pessoas em situação de rua.

Os relatos dos moradores são diversos. O secretário Arthur comenta que os munícipes revelam que se sentem coagidos em alguns momentos quando uma pessoa em situação de rua solicita recurso financeiro, comida ou qualquer outro material. “O nosso objetivo é inibir a ação dessas pessoas que importunam os demais munícipes que estão nos parques ou simplesmente passam nas ruas”.

Diante dos inúmeros registros realizados na Guarda Municipal e na Polícia Militar, as equipes vistoriaram a praça da Casa da Cultura, a praça localizada ao lado do Ginásio de Esportes Alcides Pan e o Terminal Rodoviário Alcido Leonardi.

Diversas facas foram apreendidas pelas equipes de segurança – Foto: Divulgação
 

RECOMENDAÇÃO – Em um tom de brincadeira, porém com um conteúdo sério, o secretário reconhece que nesta época do ano, geralmente, a população tende a ficar com ‘o coração mais molhe’ e ajuda essas pessoas. No entanto, Arthur acredita que essa ação não seja a correta ou a melhor escolha, pois o Poder Público as possui cadastradas e muitas delas já receberam auxílio da administração. “As pessoas em situação de rua pedem ou até mesmo coagem ou constrangem quem passa pelo local e, por isso, a comunidade – em alguns momentos – colabora”.

Durante as ações da Guarda Municipal e da Polícia Militar, o secretário observa que a sociedade tem colaborado ao doar colchão, panela, enfim. “Nós resgatamos esses materiais e eles tiveram uma destinação correta”.

Com as pessoas em situação de rua também foram encontradas diversos modelos de facas ou outras armas brancas. “São objetos que eles podem utilizar no cotidiano para, por exemplo, fazer comida. No entanto, também não podemos descartar que esses objetos podem ser usados contra a vida de qualquer cidadão”, comenta Arthur.

RESULTADO – Durante o trabalho da GM e da PM, as equipes vistoriaram os locais e os materiais das pessoas em situação de rua. “Nós tiramos esses materiais que podem ser utilizados como armas”, enfatiza o secretário ao complementar que o material será encaminhado para a equipe da 20ª Subdivisão Policial (SDP). “Caso exista o entendimento da Polícia Civil, um inquérito poderá ser instaurado”.

O secretário solicita que a população não doe dinheiro, colchão ou roupa. “A administração possui a maioria desse pessoal catalogado. Algumas dessas pessoas não tem o interesse em trabalhar ou ficar em abrigos”, pondera o secretário.

Para tornar a situação mais preocupante para as autoridade de segurança de Toledo, Arthur explica que pessoas de outros municípios chegam em Toledo. “Estão vindo de outros lugares. Nós insistimos que a população evite dar dinheiro”, menciona.

O secretário ainda esclarece que todo o cidadão, pela Lei, tem o direito garantido de ir e vir e ele complementa desde que não cometa crime e respeita a legislação. “No município, as forças de segurança vão se unir e promoverão ações preventivas ou para coibir qualquer tipo de criminalidade em Toledo. Na quarta-feira e ontem, nós recolhemos os materiais e, se for, necessário, outras ações serão efetivadas na cidade”.

Arthur enfatiza o pedido para a população não realizar doações. “Essa é a contrapartida da sociedade. Assim, a comunidade pode auxiliar em nosso trabalho. Nós recebemos denúncias, ligações ou imagens e com a PM promovemos esses trabalhos. Mas, eles somente serão efetivos com a colaboração de todos”.

FINAL DE ANO – A Guarda Municipal vai fechar às 17 horas do dia 31 de dezembro e o atendimento no sábado (1º) será normal com início às 8 horas. Além disso, a Secretaria de Segurança e Trânsito vai interromper o fluxo nas ruas: Pedro dos Santos Ramos com Augusto Formighieri, Irmão Nicolau com Augusto Formighieri e Pedro dos Santos Ramos com Raimundo Leonardi no dia 31 de dezembro das 17 horas até às 8 horas do dia 1º de janeiro e no dia 2 (domingo) como já tem ocorrido das 7 horas às 19 horas.

“Nós queremos que a população tenha mais espaços de lazer para estar com a sua família. Neste ano, o Show da Virada não será realizado, inclusive como uma forma de respeito aos familiares ou aos amigos que perderam entes queridos para a Covid-19. Enfim, a Guarda Municipal e as forças de segurança de Toledo oferecem mais segurança para a nossa população, o trabalho preventivo será realizado e os crimes coibidos”, finaliza o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, Arthur Almeida.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.