Governo do Paraná vai investir na regionalização em saúde

O Governo do Paraná vai investir na regionalização em saúde, essa foi a afirmação do secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, durante a inauguração da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) – Blocos III e IV na tarde de sexta-feira (10). Atualmente, o Ciscopar realiza mais de sete mil consultas mensais e oferta atendimentos com multiprofissionais à população que compõem os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo, totalizando mais de 400 mil habitantes.

O secretário afirmou que essa estrutura é fundamental para a sociedade. “Ela facilita as consultas, os procedimentos e dá mais condições para os municípios para focarem na atenção primária”.

O secretário Beto Preto destacou o trabalho de regionalização no Estado – Foto: Franciele Mota

Beto Preto explicou que o Governo Estadual pretende investir na regionalização em saúde, além de apoiar e realizar novos contratos em unidades hospitalares em Assis Chateaubriand, Santa Helena e outras cidades. “O Estado vai garantir que os municípios tenham facilidade para trabalhar com a Rede. Essas obras no Ciscopar eram aguardadas; com as inaugurações dos blocos, o Governo pretende implementar o Programa Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Paraná nestes locais e ampliar a atenção especializada”, ponderou Beto Preto.

De acordo com o secretário de Saúde de Estado, o Governo do Paraná deve anunciar o investimento de aproximadamente R$ 100 milhões. “São recursos que serão investidos em cirurgias eletivas em todas as regiões do Estado e essa ação poderá ser chamada Opera Paraná. O Governo vai pagar para que a população seja atendida mais próxima de sua residência e de sua família”, destacou Beto Preto ao enfatizar que o Governo vai potencializar o atendimento especializado em todas as regiões.

Antes da solenidade, as autoridades conversaram com a imprensa – Foto: Graciela Souza

Para isso, o secretário de Saúde do Paraná relatou que o trabalho deve ser planejado e, na sequência, efetivado. “O Ciscopar de Toledo se prepara para dar o passo mais importante da sua vida; são políticas públicas com resultados e com o compromisso em auxiliar quem tem mais necessidade em acessar o serviço público”, comentou Beto Preto.

A ESTRUTURA – Na oportunidade, o presidente do Ciscopar, o prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia – Valtinho – , destacou a estrutura dos blocos. São cinco mil metros quadrados de obras que vão proporcionar mais qualidade ao atendimento para a sociedade. São mais de R$ 5 mil em investimentos nos Blocos e na nova sede do Hemepar. São recursos das esferas Estadual e Federal.

Os Blocos III e IV possuem mais de 59 consultórios e salas de centros cirúrgicos. “A estrutura faz parte de uma região destaque no desenvolvimento do agronegócio, da tecnologia e também da saúde. Sou uma pessoa apaixonada por saúde pública e essa estrutura vai colaborar com a saúde da nossa região”, definiu o presidente do Ciscopar.

Com a inauguração dos Blocos III e IV, a expectativa é realizar procedimentos de baixa e média complexidade. O presidente do Ciscopar mencionou que o foco, neste momento, é o procedimento oftalmológico. Correia citou que a Ciscopar também tem como meta zerar a fila da prótese dentária em um ano e meio. Além disso, já foram realizados quase um milhão de atendimentos entre exames e procedimentos.

Ele recordou que uma pesquisa foi realizada com os gestores dos municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo e todos apresentaram as suas demandas represadas, entre elas, a especialidade oftalmológica. “Nós utilizaremos essas estruturas para proporcionar mais resolutividade a saúde de Toledo e da região”.

O prefeito de Assis Chateaubriand também comentou que o Consórcio colabora na descentralização do atendimento à saúde e fortalece a questão hospitalar. “A nossa região passa por um momento de desenvolvimento; esta nova fase é importante para a saúde regional e com o tempo pretendemos sanar as demandas em todos os municípios. Ao longo dos 28 anos, o Ciscopar faz a diferença na saúde dos municípios, entre consultas, exames e procedimentos”.

O presidente do Ciscopar mencionou que “esse momento é de alegria e a inauguração é um dos pilares da nossa gestão. É um sonho inaugurar essa obra! Me sinto honrado em estar em Toledo e sempre sou bem recebido”, afirmou o prefeito de Assis Chateaubriand ao reconhecer o trabalho realizado pelos gestores que já passaram pela presidência do Ciscopar. “Hoje, vivemos uma sinergia boa entre os prefeitos e buscamos melhorias para os nossos municípios. Para isso, precisamos planejar as nossas ações”.

VÍNCULOS – Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, disse que a estrutura do Ciscopar vai melhorar a saúde do Paraná. “É um momento de alegria ao vermos que o Governo do Estado tem buscado criar novos programas e estabelecer vínculos com as Regionais de Saúde. Além de atuar com a demanda de cada município, pois as políticas integradoras nos ajudam. Desta maneira, conseguimos estabelecer o fechamento de um ciclo e um ambiente harmônico na política e na gestão das ações. Gratidão e empatia são dois sentimentos que precisamos ter presentes em nossas vidas e em nossas gestões”.

O secretário Estadual da Administração e Previdência, Marcel Micheletto, complementou o prefeito Beto ao citar a existência de uma sinergia entre o Governo do Estado e dos Municípios. “O Governo do Paraná entendeu que devemos impulsionar as ações dos Consórcios, pois elas geram mais qualidade para a saúde. Isso significa regionalizar a saúde. Assim, entregaremos para a sociedade um serviço público com mais qualidade”, enfatizou.

Micheletto relatou que o recurso deve ser melhor investido. “Rigorosamente queremos promover a saúde pública e injetar em ações que dão certo. Nós colocaremos mais recursos para solucionar os problemas da sociedade, porém é preciso saber investir melhor o recurso para dar oportunidade para todos os municípios. Assim, valerá a pena fazer a boa política”.

UCT

Após a inauguração dos Blocos III e IV no Ciscopar, as autoridades se encaminharam para a nova Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue), a qual também foi inaugurada na tarde de sexta-feira (10). A doação de sangue é um ato voluntário e pode ajudar a salvar muitas vidas. Atualmente, a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo está localizada no endereço Rua Eugênio Gustavo Keller, 1612, no Jardim Coopagro. O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, declarou que o investimento realizado pelo Governo do Paraná vai permitir salvar muitas vidas. Atualmente, a Unidade atende 45 doadores por dia. “Essa é uma conquista para uma unidade que é referência aos 18 municípios da região”. A diretora geral da rede Hemepar Liana Andrade Labres de Souza prestigiou o evento e agradeceu a todas as autoridades. “Hoje, a equipe tem capacidade técnica em atender mais pessoas”, relatou Liana.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.