Grupos iniciam apresentações na Mostra e Festival de Circo
A programação da XVI Mostra de Circo Social e o IX Festival Nacional de Circo continua nesta sexta-feira, 4 , com shows de grupos regionais durante toda a manhã, no Teatro Municipal. Para uma plateia formada basicamente por estudantes, apresentam-se os alunos dos grupos de circo de Pérola do Oeste, Cascavel, Enéas Marques, São João e Três Barras do Paraná, com intervenções artísticas de Tânia Piazzetta, Sandro da Costa, o “palhaço Lê Crexpinho”; Mayko Ferreira, o palhaço Chukito, e Adriano dos Santos Brandão, o palhaço Tupisco Papipaquígrafus. As apresentações começam às 9h e o acesso é livre.
Como nos anos anteriores, os grupos serão avaliados por uma equipe de profissionais do circo, integrada pelo malabarista Aires Coutinho, pelo integrante da Escola Nacional de Circo, Alex Machado e pela coordenadora do grupo de Circo de Campo Mourão, Vanuza Heloísa. Os três se encarregam da avaliação, anotando aspectos positivos e que precisam ser melhorados, visando uma maior evolução do grupo.
À tarde, instrutores e alunos permanecem em Toledo para participar das oficinas que serão realizadas no Circo da Alegria. Os grupos foram divididos em iniciantes e avançados para garantir um maior aproveitamento dos profissionais que estarão em Toledo. Serão realizadas oficinas de iniciação circense, acrobacias de solo, aéreos e diabolo. Para estas, as inscrições foram feitas previamente, com indicação dos grupos, de acordo com o interesse e disponibilidade de vagas. “Será uma oportunidade que os alunos e professores terão de treinar com grandes nomes do circo que estarão em Toledo. É uma experiência muito rica e única”, observa o coordenador da Mostra e Festival, Dado Guerra.
No sábado e no domingo, 5 e 6 de novembro, as atividades serão ao ar livre. No sábado as atividades serão realizadas no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. A partir das 8h30min será realizado um “Café com circo”, para a troca de experiências entre os grupos, e prossegue com uma oficina de bambolê, com Abby Hoop, de Goiânia, e outra de diabolo avançado, com Aires Coutinho.
À tarde, a partir das 14h30min, no Circo da Alegria, serão realizadas as oficinas de rola rola, com Kaffu Galego, de Goiânia, e acrobacias de solo, com integrantes do grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, São Paulo.
Às 20h será a vez do Circo da Alegria pisar no palco. Os alunos farão a apresentação do espetáculo “O circo em sua época de ouro”, revivendo alguns números hoje não tão usados, como o atirador de facas, o homem forte, entre outros personagens que encantaram gerações. A direção é de Paula Bombonatto e contará com a participação especial de Fabrício Soares Izarias, de Ouro Verde do Oeste.
A programação de sábado fecha com a Noite de Luz e Fogo, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a partir das 21h30min, com várias atividades como monociclo, apresentações do Circo Ático, e bandas locais.
No domingo as atividades concentram-se no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a partir das 17h. Os artistas concentram-se em frente a Casa da Cultura e seguem em uma passeata artística até o Parque Ecológico, onde será apresentado o show de variedades Sou Arte, do grupo de Campo Mourão.
A programação segue até o dia 8 de novembro com novas apresentações de grupos e shows com os artistas convidados para o Festival.
A XVI edição da Mostra de Circo Social e o IX Festival Nacional de Circo é uma realização do Circo da Alegria, Circo Ático, cozinha social, escola municipal Anita Garibaldi, prefeitura de Toledo, secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e setor de Comunicação.
Jornalista Eliane Cargnelutti Torres