IAT concede licença de operação para nova célula do Aterro Sanitário de Toledo

O último passo para o início das atividades da nova célula do Aterro Sanitário Municipal de Toledo foi dado na última sexta-feira (21). Em ato realizado no fim da tarde, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, a equipe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) informou que o órgão concedeu a licença de operação, o único documento que faltava para que as atividades fossem iniciadas em uma área que tem 12.199 metros quadrados.

De acordo com a diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental Municipal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Thaisa Dullius, esta licença autoriza o uso da primeira fase do Novo Aterro Sanitário Municipal, que terá vida útil de aproximadamente 4 anos e 8 meses. “Temos ainda mais seis etapas para que toda a área seja utilizada e o processo licitatório para as obras da próxima fase provavelmente ocorrerá no ano que vem”, informa.

O secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto, observa que, com esta autorização, o novo Aterro Sanitário Municipal já pode receber resíduos, sendo necessários somente alguns ajustes na via de acesso e na rampa para veículos, o que pode acontecer ainda nesta semana. “A liberação ocorreu num tempo consideravelmente curto, pois protocolamos o pedido em janeiro, em abril o IAT nos pediu alguns complementos, que foram enviados no início deste mês. No dia 14 o órgão fez uma vistoria e agora veio a concessão desta licença, que nos oferece uma ampliação significativa na vida útil do nosso aterro”, relata.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, a concessão da licença de operação da nova célula do Aterro Sanitário Municipal deve ser atribuída à atuação do grupo de trabalho criado para esta finalidade. “Com reuniões semanais, as partes envolvidas neste processo foram dialogando e encontrando as soluções para os problemas que apareciam. Trata-se de uma conquista construída a várias mãos”, saúda.

Beto, Junior e Thaisa representaram o município no ato. O IAT marcou presença por meio do chefe do Escritório Regional de Toledo, Luiz Henrique Fiorucci; do diretor do Departamento de Licenciamento e Outorga, José Volnei Bisognin; do engenheiro químico Claudio Vinicius Arcego; e da engenheira ambiental Elizandra Fereti Rodrigues.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.