IAT e Embrapa assinam acordo para atuação em gestão ambiental

Nesta quinta-feira (31), às 18h, durante a solenidade de abertura do InovaMeat Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal, a Embrapa Suínos e Aves e o Instituto Água e Terra farão a formalização de um acordo de cooperação técnica voltado para gestão ambiental da suinocultura no Estado do Paraná.

De acordo com o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, Rodrigo Nicoloso, o acordo tem por objetivo prover subsídio técnico ao IAT na modernização da normativa que regulamenta o licenciamento ambiental da suinocultura naquele Estado. Uma das ações é a de transferir o Software de Gestão Ambiental da Suinocultura – SGAS como ferramenta de apoio aos projetos de licenciamento. “O propósito é o de que o SGAS seja uma ferramenta para padronizar e automatizar os projetos de licenciamento ambiental das granjas de suínos, além de possibilitar o compartilhamento de informações sobre os processos de licenciamento para fomento de uma central de inteligência territorial da suinocultura e avicultura”, comentou o pesquisador da Embrapa.

A assinatura do acordo terá a presença do diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza, e do chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves Rodrigo Nicoloso, que desenvolveu o SGAS e atua na liderança de projetos de licenciamento ambiental na suinocultura.

INOVAMEAT – É um evento voltado a discussão de inovações na cadeia produtiva de carne, que se desenvolverá em torno dos mais diversos temas relacionados a suínos, aves, pecuária leiteira e peixes, desde a concepção genética, desafios dos criadores à mesa do consumidor, envolvendo integralmente a cadeia produtiva em todas as dimensões de atuação com foco nas principais inovações de cada setor.

O evento InovaMeat Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal ocorre em Toledo, de 31 de março a 2 de abril, no Centro de Eventos, com realização do Sindicato Rural de Toledo e Associação Comercial e Empresarial de Toledo.

De acordo com a proposta e objetivo do evento, além de considerar a região de extrema relevância para a produção de suínos e aves, a Embrapa Suínos e Aves é apoiadora do Inovameat e terá participação na discussão de temas de impacto em três momentos: Campo (antes e dentro da porteira), Frigorífico (depois da porteira) e Consumo (depois da porteira).  Além da proposta para painéis técnicos, a Embrapa também estará presente em minicursos e palestras, além de participação na banca de avaliadores do Mapa Conecta, evento esse voltado para startups.

Para o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, a participação e envolvimento da Unidade neste evento é algo de relevância considerando o potencial de produção e desenvolvimento da região de Toledo, em especial pela instalação do parque tecnológico Biopark.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.