Iniciativas buscam fortalecer economia de baixo carbono
Membros da Comissão Europeia estiveram reunidos com representantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDI/Mapa) para conhecer as iniciativas, inovações e tecnologias sustentáveis já utilizadas na agropecuária brasileira (Programa ABC+) e discutir possíveis parcerias.
A Comissão Europeia apresentou a iniciativa AL-Invest Verde, um programa financiado pela União Europeia (UE) para promover o crescimento sustentável da América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono. Para o Brasil, foi colocada a possibilidade de parceria em três componentes para cadeias específicas livres de desmatamento, sendo: apoio a pequenas e médias empresas; apoio a projetos de assistência técnica de instituições públicas; e o fomento para agregação de valor, principalmente mentorias, sobre propriedade intelectual (marcas coletivas e indicações geográficas) para pequenos e médios produtores.
No encontro também foi discutida a necessidade de aprofundar o tema sobre a produção sustentável nacional, incluindo a possibilidade de geração de mercados de alto valor agregado para produtos que tenham origem em sistemas que produzem e preservam simultaneamente.
Participaram da reunião a chefe de gabinete da SDI Lizane Ferreira, a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros), Sibelle Silva; o diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária (Diagro), Alessandro Cruvinel, o diretor do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Deflo), Pedro Neto.
Pela Comissão Europeia, estiveram presentes o chefe de Cooperação da Delegação Bojan Grlas, o chefe de Cooperação da Delegação da UE no Brasil, Stefan Agne, o oficial de Comércio da Delegação da UE no Brasil, Miguel Castro, a diretora-geral da AL-Invest Verde, Ingrid Jenezova, entre outros.
BRASÍLIA