Inscrições abertas para curso de especialização em Integração Paraguai-Brasil
São 40 vagas para candidatos graduados em diversas áreas; inscrições seguem até o dia 17 de novembro
O curso de pós-graduação lato sensu em Integração Paraguai-Brasil: Relações Bilaterais, Desenvolvimento e Fronteiras está com processo seletivo aberto, até dia 17 de novembro. São ofertadas 40 vagas, das quais 50% são destinadas a estudantes estrangeiros provenientes de outros países da América Latina e Caribe. O objetivo da especialização é formar recursos humanos no campo da integração e das relações bilaterais Paraguai-Brasil, de maneira a fortalecer uma integração regional horizontal e solidária entre ambos os países. A especialização é destinada a portadores de diploma de curso superior interessados na temática. Essa é a terceira edição deste curso de especialização da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que teve início em 2019.
Do percentual de vagas destinadas a candidatos brasileiros, 13 são para ampla concorrência. Da vagas reservadas para ações afirmativas, o edital prevê vagas destinadas a candidatos indígenas aldeados; quilombolas; refugiados ou portadores de visto humanitário; pessoas com deficiência; às autodeclaradas negras, pretas ou pardas; às autodeclaradas LGBTQIAPN+ ou trans. Candidatos que desejam se inscrever a essas vagas devem anexar formulário específico no ato da inscrição.
Consulte o Edital do processo seletivo que contém todas as informações e pode ser acessado nas versões em português e espanhol.
Integração Paraguai-Brasil
O curso tem como principal objetivo estudar as relações bilaterais entre o Paraguai e o Brasil desde uma perspectiva ampla, que considere problemáticas de ordem social, cultural, geopolítica, econômica e histórica. Ele não atende apenas a uma demanda da comunidade local, mas representa igualmente um imperativo para aprofundar o entendimento entre ambos os países, fortalecer os processos de integração regional em curso e oferecer os elementos analíticos e práticos com os quais esses processos possam contribuir para o bem-estar e o bem viver desses países.
A implementação de um curso de especialização em integração entre Paraguai e Brasil vem preencher um vazio na região. As universidades existentes na fronteira, apesar de contarem com cursos de especialização, mestrados e doutorados, não possuem esse foco. Por isso, é importante a UNILA privilegiar o espaço de fronteiras como um espaço de produção de conhecimentos e saberes. O que este curso de especialização busca resgatar é a especificidade das relações socioculturais, políticas e econômicas que se intercalam ao mesmo tempo, ou separadamente, e dão uma identidade à região entre ambos os países.
O curso pretende formar recursos humanos aptos para refletir sobre a região de maneira crítica, considerando devidamente a dimensão de diversos campos do conhecimento, de modo a contribuir para a solução de velhos e novos desafios da região. Destina-se, em suma, a formar recursos humanos habilitados a aprofundar o conhecimento e ampliar a construção de saberes sobre as relações entre os dois povos. Dessa forma, reveste-se de importância científica e social e está ajustado aos problemas contemporâneos da fronteira.
Da Assessoria UNILA