Intercâmbio Rotary: indiana se encanta com receptividade brasileira
Aprender outro idioma, conhecer os hábitos e os costumes do país são alguns pontos que o intercâmbio pode proporcionar. A indiana Tanushree Nimkar está em Toledo através da iniciativa de intercâmbio do Rotary. Ela chegou em junho e ficará no Brasil até completar um ano.
“Sou da cidade de Vadodara, na Índia. Quando fiquei sabendo da possiblidade do intercâmbio – algo fora do intercâmbio estudantil – falei que gostaria de fazer. Fiquei muito interessada nisso e feliz em poder participar”, pontua a adolescente de 16 anos.
Em Toledo, ela foi acolhida por uma família e é tratada como uma integrante familiar. “Me tornei uma pessoa melhor desde que cheguei. Quando voltar eu serei uma versão melhor de mim”, cita Tanushree. “Aqui as pessoas são acolhedoras, calorosas e receptivas, gostam de abraçar – na Índia o máximo é um aperto de mãos – gostei muito disso”.
VESTIMENTAS DO COTIDIANO – Tanushree comenta que não achou muitos pontos de similaridade entre o Brasil e a Índia, para ela é tudo muito diferente. O que é parecido, segundo a jovem, são as roupas usadas em ambos os países.
“As vestimentas daqui são muito similares as da Índia, como o uso de jeans e top, por exemplo. Lá usamos muito uma espécie de legging com uma blusa mais cumprida. Existem vestimentas mais tradicionais para ocasiões especiais, festivais, eventos culturais, mas é algo que não usamos no cotidiano”, explica.
EXPERIÊNCIAS PARA A VIDA – Além de Toledo, ela já conheceu Francisco Beltrão, onde fez algumas trilhas e Foz do Iguaçu. “Conheci as cataratas, gostei muito do passeio, porém não imaginava que iria me molhar tanto e água estava muito fria”, relata ao risos.
A jovem afirma que, após o término do intercâmbio, pretende retornar ao Brasil, pois quer conhecer o Rio de Janeiro. Contudo, também irá retornar para Toledo, pois se tornou sua casa.
Tanushree foi acolhida pela família de Gisele e Sebastião da Silva. No momento o casal tem uma filha que também está fazendo intercâmbio: a Heloísa está na Alemanha. “Para nós também está sendo uma experiência incrível acolher a Tanushree. A cultura dela é muito diferente da nossa, está sendo um aprendizado diário”, destaca Silva. Até do fim do intercâmbio, Tanushree será acolhida por mais duas famílias também de Toledo.
Da Redação
TOLEDO