Moradores do Jardim da Mata celebram conclusão do centro comunitário
A entrega do Centro Comunitário do Jardim da Mata, na noite desta terça-feira (18), foi muito celebrada pelos moradores do bairro. A partir de agora, eles terão à disposição um espaço próprio para a realização de eventos, com salão de festa, copa, cozinha, churrasqueira e banheiros (masculino, feminino e adaptado para pessoas com deficiência) distribuídos em 400 metros quadrados de área construída.
Prestigiada por várias lideranças políticas e comunitárias, o ato, que contou com a presença de intérpretes da Central de Libras, marca a conclusão de uma obra aguardada há vários anos. Na frente de honra estavam o prefeito Beto Lunitti; a chefe de Gabinete, Fabiana Trento; os vereadores Dudu Barbosa (presidente da Câmara), Genivaldo Paes e Jozimar Polasso; o presidente da União Toledana das Associação dos Moradores (Utam), Artulino Hesper; a presidente da Associação de Moradores do Jardim da Mata, Regina dos Reis Santos; e a responsável pela Assessoria Assessoria de Assuntos Comunitários, Deise Adriane dos Santos.
Em suas falas, os vereadores destacaram a importância da obra para o Jardim da Mata. “Este centro comunitário já era esperado há bastante tempo pela comunidade de um bairro que cresce cada vez mais”, pontua Jozimar. “Cumprimento a diretoria da associação de moradores e desejo que este espaço seja muito bem aproveitado pela comunidade”, comenta Genivaldo. “Fui criado aqui perto, no Boa Esperança, e é uma satisfação estar presente a um ato que marca mais uma conquista desta gestão, que coloca o ser humano à frente das políticas públicas”, destaca Dudu.
O prefeito fez um pronunciamento em que trouxe detalhes sobre investimentos que Toledo recebeu ou receberá nos próximos anos do Governo do Paraná em infraestrutura urbana e rodoviária, saúde, educação, saneamento básico e habitação popular (totalizando R$ 1 bilhão), mas também falou sobre outras ações que o município pretende implantar no Jardim da Mata. “São realizações que impactam a vida da nossa gente e os moradores deste bairro, sobretudo as crianças, poderão em breve brincar no parquinho que vamos construir ao lado do salão e assumo o compromisso de, até o fim do ano, concluir as obras do Cmei [Centro Municipal de Educação Infantil], uma obra que já foi abandonada cinco vezes e que foi novamente licitada para que a empresas vencedora termine o que ainda falta”, anuncia.
Após a fala das autoridades, houve o descerramento da placa inaugural. “A partir de agora, este centro comunitário é de vocês, moradores do Jardim da Mata. O governo municipal vai contribuir na medida do possível, mas a responsabilidade é da associação e de todos que moram no entorno. Quem cuida tem e tem por bastante tempo. Que aqui seja um espaço onde reine a paz, a prosperidade e a alegria, a mesma que estou sentindo neste momento”, complementa o prefeito.
A obra – Localizada na Rua Capitão Leônidas Marques, 1930, o Centro Comunitário do Jardim da Mata teve suas obras iniciadas em julho de 2020. Porém, em virtude do desequilíbrio financeiro causado pela disparada nos valores dos insumos da construção, logo no início da pandemia, houve a rescisão de contrato com a construtora.
A obra viria a ser retomada no segundo semestre de 2023, quando um novo certame foi realizado para concluir o que estava inacabado e a empresa vencedora foi a Lepin Construtora Ltda, que assinou contrato com a administração municipal em agosto do ano passado. Somando o que foi pago nos dois contratos, o investimento no espaço foi de aproximadamente R$ 640 mil.
Segundo a presidente da associação de moradores, a entrega do centro comunitário é uma conquista histórica para o Jardim da Mata. “Estamos muito felizes, pois nosso bairro existe há 10 anos e a entrega deste centro comunitário é a primeira grande realização realizada aqui pelo governo municipal. Esperamos em breve inaugurar este Cmei e pelo parquinho anunciado hoje neste evento”, salienta Regina.