RPMC leva rally para os Jogos de Aventura e Natureza

Entre os dias 15 e 22 de setembro, o município de Pato Branco recebeu os Jogos de Aventura e Natureza, promovidos pela Secretaria de Esportes do Paraná, reunindo 32 modalidades esportivas com foco em oficinas, participação e competição. No último fim de semana, foi a vez do rally se apresentar pela primeira vez na região.

O Rally Vales do Iguaçu, nome que fez alusão à região turística que compreende a cidade, teve sua primeira edição com duas modalidades: Velocidade, realizado no dia 21, e Regularidade, no dia 22. Ambas as modalidades percorreram as mesmas estradas, mas com objetivos diferentes. Enquanto o Velocidade era para os carros preparados e competidores experientes, o Regularidade ofereceu o primeiro contato de novos adeptos à modalidade.

Velocidade

A prova de velocidade contou com 70 quilômetros de trechos cronometrados, mesclando trechos de alta com curvas sinuosas e um piso muito bom. Ao final do reconhecimento, realizado no sábado de manhã, os competidores comentaram sobre a boa qualidade das estradas. Após o almoço, as equipes partiram para as quatro especiais que definiram os vencedores da prova. O melhor resultado ficou para Adib Sada / Alberto Filho com um Ford Ká RC5.

“A etapa de Pato Branco deixou um gostinho de quero mais. Desde a estrutura do parque de apoio de primeiríssima qualidade até a pista, de velocidade média e alta quase todo o tempo. Foi uma etapa totalmente diferente da anterior”, comentou o piloto Sandro Maia. “Apesar da chuva na sexta e o levantamento acontecer em piso molhado, durante a prova o sol prevaleceu. As derrapagens e saídas de traseira ficaram por conta do cascalho, presente em vários trechos das especiais, deixando o terreno imprevisível e desafiador”, completou.

Regularidade

No domingo foi a vez do Rally de Regularidade, no qual o objetivo é cumprir o percurso determinado pela organização dentro das velocidades médias estipuladas. Ao passar pelos postos de controle, a dupla perde 1 ponto para cada segundo adiantado ou atrasado. Ao final do roteiro, vence a dupla que perder menos pontos.

“Esta é a porta de entrada para o rally e, com certeza, a modalidade mais barata do automobilismo do mundo”, conta Osmar Carta Neto, presidente do RPMC – clube organizador do evento, durante a explicação sobre o esporte que pode ser disputado por qualquer carro. Ao final de 86 quilômetros de regularidade, a dupla Ronaldo Paske / Edna Paske ficou com a vitória na categoria Turismo e Gabriel Bernardi / Roger Bresolin na categoria Novato.

“Foi um sonho participar do rally. Embora muitas pessoas achem que só velocidade traz emoção, o rally de regularidade é muito emocionante. É um esporte de muito companheirismo, dedicação, que traz sincronismo ente piloto e navegador. É uma experiência muito saudável e positiva, que recomendo a todos”, conta Thiago Ceni.

O piloto Luciano Coelho enalteceu o trabalho realizado pela organização. “Foi uma prova bem técnica, mas de navegação tranquila, que nos permitiu contemplar os lugares bonitos por onde a prova passou. As dicas e noções de navegação passadas durante o briefing deram segurança a quem estava fazendo rally pela primeira vez. Já antecipamos e confirmamos nossa presença nos próximos”, completa.

Próxima etapa

A última etapa do certame acontece em Guarapuava, nos dias 01 e 02 de novembro, marcando também a comemoração do título de cidade nacional da cevada. O evento terá o mesmo formato: velocidade no sábado e regularidade no domingo.

A 5ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade foi parte dos Jogos da Aventura e Natureza promovido pela Secretaria de Esportes do Paraná, contando com apoio de Viaje Paraná, programa da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Grupo Le Lac, Total Storage Brasil e ACEPB – Associação Empresarial de Pato Branco. Mais informações em www.rallyclube.com.br

Resultado Velocidade

  1. Adib Sada / Albert Filho – Ford Ká (RC5) – 47:22,9
  2. Perci Hultmann / Bina Cavassin – Peugeot 207 (RC4) – 0:47:34,4
  3. Sandro Maia / Guilherme Pontarolo – Fiat Palio (RC5) – 0:48:59,4
  4. Thiago Osternack / Gilson Rocha – Mitsubishi Triton (RTT) – 0:50:03,4
  5. Ronaldo Paske / Edna Paske – Peugeot 206 (RC5) – 1:03:55,8

Resultado Regularidade

Categoria Turismo

  1. Ronaldo Paske / Edna Paske – 288 pontos perdidos
  2.  Jonathan Volkmann / Ariadne Volkamnn – 463 pp
  3. Luciano Cordeiro / Rafael Cabral – 693 pp

Categoria Novatos

  1. Gabriel Bernardo / Roger Bresolin – 949 pp
  2. Gabriele / Wagner – 1395 pp
  3. Thiago / Matheus – 1026 pp

Calendário Paranaense de Rally de Velocidade Atualizado

  • 1ª etapa – 02/03/2024 – Rally das Praias – Guaratuba / PR – OK
  • 2ª etapa – 27/04/2024 – Rally Super Prime – São José dos Pinhais / PR – OK
  • 3ª etapa – 14/06/2024 – Rally da Graciosa – Antonina / PR – OK
  • 4ª etapa – 15/06/2024 – Rally da Graciosa – Antonina / PR – OK
  • 5ª etapa – 21/09/2024 – Rally Vales do Iguaçu – Pato Branco / PR – OK
  • 6ª etapa – 02/11/2024 – Rally da Cevada – Guarapuava / PR
...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.