Jornada Paranaense para o Trânsito Seguro tem mais de mil participantes

Mais de mil pessoas participaram, presencialmente e on-line, da 1ª Jornada Interinstitucional Paranaense para o Trânsito Seguro. O evento aconteceu entre os dias 24 e 26, na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, em Curitiba, e foi transmitido ao vivo pelo canal Youtube da PRF-PR.

A jornada foi organizada pela PRF, pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), pelo Conselho Estadual de trânsito do Paraná (CETRAN-PR) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Secretária Nacional de Trânsito (Senatran), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), a Polícia Civil do Paraná (PCPR), as Prefeituras de Curitiba e São José do Pinhais, e a Concessionária Arteris.

Nos três dias, foram proferidas palestras e promovidos debates sobre temas vinculados ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), cujo objetivo é a redução em 50% do número de mortes no trânsito até 2030. Os temas foram divididos em quatro mesas: Sistema Seguro e Visão Zero, Tecnologia e Segurança no Trânsito, Psicologia do Trânsito e Prevenção de Acidentes e Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

O superintendente da PRF no Paraná, Antonio Paim Junior, destacou o desafio que os órgãos e a sociedade precisam enfrentar atualmente diante da violência no trânsito. “É preciso agir para mudar esta realidade e precisamos nos unir para enfrentar de forma efetiva essa situação. Cada instituição pode contribuir no seu foco de atuação. Juntos salvamos vidas, juntos somos mais fortes.”

O vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, frisou que a jornada traz à sociedade a possibilidade de discutir e encontrar fórmulas e soluções para evitar as sequelas e acidentes no trânsito. “Podemos trocar experiências, conhecer o que pode ser feito e sairmos mais preparados para a grande missão de salvar vidas.”

Durante o evento foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a PRF e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) para uso compartilhado de dados dos sistemas dos dois órgãos.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, que foi agraciado com a Medalha Washington Luís, destacou a importância dos debates na jornada envolvendo diversas instituições para a construção de soluções para um trânsito melhor. “Quando nos unimos conseguimos ações mais eficientes. Aqui no Paraná temos o privilégio da união entre as instituições que trazem resultados maiores. A cada vida que conseguimos manter, estamos cumprindo nossa missão.”

O vice-prefeito Eduardo Pimentel também recebeu a Medalha Washington Luís e dividiu a homenagem com os agentes de trânsito e segurança de Curitiba e gestores municipais que integram as ações, tornando o trânsito mais seguro. “Vivemos um momento de integração muito bom no Paraná, órgãos municipais, estaduais e federais unidos. Nossos problemas são comuns e as soluções precisam ser integradas.”

A Medalha Washington Luís é oferecida pela PRF a autoridades que se destacam pela contribuição à sociedade.

Além da medalha, foram entregues aos parceiros e palestrantes a Moeda Centenária da PRF, honraria concedida em agradecimento e reconhecimento pelas ações em prol da segurança no trânsito. Houve ainda a entrega de troféu em reconhecimento às boas práticas a membros da sociedade e servidores públicos, que promovem ações para um trânsito mais seguro.

Confira mais detalhes sobre as homenagens

Da PRF

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.