Jovens de Toledo definem representação para a 4ª Conferência Estadual da Juventude

Os jovens que participaram da 5ª Conferência Municipal de Juventudes no último sábado (23), além de discutir, apreciar e deliberar sobre as propostas apresentadas nas cinco pré-conferências, também definiram seus representantes para a 4ª Conferência Estadual da Juventude, marcada para os dias 26 e 27 de outubro em Curitiba. 

O evento organizado pelo Conselho Municipal da Juventude e pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) aconteceu no auditório do Centro da Juventude (CJU) Márcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa. 

Delegados – Dos 11 candidatos inscritos à vaga de delegado (representante) pela sociedade civil, foram eleitos como titulares Thaís Cristina Coelho, Ludmila Ferreira Alves e Simone Miranda Ferreira. Jéssica Amanda Wiedehoft  participará como suplente. 

Também participarão da IV Conferência Estadual os seguintes representantes governamentais: Pamela Ritter como titular; e Jéssica Camile da Silva e Jennifer Thays Chagas Teixeira como suplentes.

A secretária da SMDH, Rosiany Favareto, avaliou de forma positiva o protagonismo juvenil. “A Conferência realizada no sábado trouxe para discussão as propostas levantadas nas pré-conferências. Foi um momento muito produtivo. Foi bonito ver os jovens debatendo, fazendo a defesa de suas ideias. Foi muito importante também contar com a participação de pessoas fora da faixa etária da juventude se importando em discutir os rumos da política pública. As conferências são sempre eventos relevantes na história das políticas públicas e essa não foi diferente. Agora seguimos para defender as propostas de Toledo na Conferência Estadual”, pontuou Rosiany.

Propostas – A diretora de Políticas para Infância e Juventude da SMDH, Jennifer Teixeira, informou algumas das propostas aprovadas durante a 5ª Conferência Municipal de Juventudes e que devem ser defendidas na etapa de Curitiba. Nos eixos de participação e educação, destacam-se a criação de fundo municipal, estadual e nacional de juventude, reservar uma parcela do orçamento para projetos propostos e votados pelos jovens, capacitando-os a decidir sobre investimentos em sua comunidade.

Também a ampliação e contratação de profissionais nos colégios estaduais, tais como psicólogo, assistente social, professores, serviços gerais, cozinheira(o), técnico de laboratório e segurança, sendo servidores e/ou terceirizados, garantindo o quadro mínimo de funcionários por espaço, garantindo a reposição em caso de atestados médicos superiores a 15 dias.

Os jovens também querem melhorar a qualidade da merenda escolar nos colégios estaduais, garantindo variedade e valor nutricional adequado e incluir opções para pessoas com restrição alimentar (celíacas, intolerantes à lactose, alérgicas a alimentos, entre outras).

No âmbito municipal, a diretora explica que as propostas foram aprovadas em diversas áreas e destacou as seguintes: oferta de oficinas e cursos de forma contínua nos distritos, como dança, teatro, música e desenho. A criação de um programa de educação midiática que ensina jovens a avaliarem notícias e informações de forma crítica, evitando a disseminação de fake news. Os jovens também querem a realização de diversas campanhas, sobre reciclagem e os meios para realizar coleta seletiva; as consequências do desmatamento e poluição em córregos; matas ciliares, o uso das tecnologias para o favorecimento da sustentabilidade, entre outras.

“Considerando a minha participação em outras conferências municipais de juventude, enfatizo que essa quinta edição se destacou como uma das mais bem planejadas e executadas. E esse sucesso, certamente é reflexo do comprometimento da equipe de trabalho da Administração Municipal, que é responsável pelo acompanhamento das políticas públicas voltadas para a juventude. Nessa conferência, observei jovens entusiasmados, que demonstraram uma determinação admirável na defesa de propostas”, avaliou a presidente do Conselho Municipal da Juventude, Thaís Cristina Coelho.

A 5ª Conferência Municipal de Juventudes também contou com a participação de jovens de outros municípios, como Assis Chateaubriand, Ouro Verde e Cascavel.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.