Juventude: a importância de enaltecer a pátria

Trabalhar os conceitos do patriotismo, com os adolescentes, também exige dinamismo e criatividade da rede de ensino. Existem os desafios de fomentar esse sentimento entre os jovens, enaltecer a importância de respeitar, amar e zela pela ‘pátria amada Brasil’.

“Para falar de patriotismo com adolescentes precisamos aproximá-los do debate sobre políticas públicas para que sejam ouvidos sobre seus interesses, que sintam que integram e são importantes para o desenvolvimento da nação”, destaca a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, Neiva Marques de Andrade Niero.

Na avaliação de Neiva é importante que a rede de ensino foque as atividades e as discussões naquilo que a pátria tem de valor. Para isso, é importante fazer com que os jovens vejam além das falhas e acreditem na nação, de que o país é uma terra promissora.

“O sentimento de pertencimento, o orgulho de tantas coisas boas que temos no país deve ser despertado e se sobrepor aos fatos que envolvem corrupção, violência e divisão que são notícia todos os dias. O patriotismo é um sentimento que vai além das manifestações de ruas ou em redes sociais, passa pelo envolvimento com causas políticas e sociais, pela preocupação com o país como um todo. Acreditamos em nossos valores, no potencial que temos como nação, mesmo com grandes desafios nos superamos”, pontua Neiva.

EM AÇÃO – As escolas e os colégios pertencentes ao NRE de Toledo elaboraram suas programações em alusão ao dia 7 de Setembro. Na Escola Estadual do Campo de Dez de Maio a programação ocorreu durante a semana – iniciou no dia 30 de agosto e encerrou na data de 3 de setembro.

A diretora da Escola, Lilian Schneider Schell, relata que a organização das atividades começou duas semanas antes. A programação contou com a execução do hino nacional e apresentações de todas as turmas, desse forma todos os alunos participaram.

“Buscamos estabelecer diálogo com os estudantes para expor a importância do patriotismo, a responsabilidade, que devemos ter orgulho e amor por nossa nação e que as questões políticas não podem ofuscar a história de luta pela independência do país”, declara a diretora.

Cantar o hino nacional é uma conduta na Escola. Lilian comenta que todas as segundas os estudantes se posicionam em frente à escola para execução do hino. Devido a pandemia, essa ação voltou a ocorrer nesta última semana como forma de marcar as atividades alusivas ao dia 7 de setembro.

“É fundamental retomar isso com os adolescente, resgatar que a pátria é importante, ter orgulho de nosso país, orgulho de nossa nação, não deixar que condições políticas nos façam desacreditar do Brasil”, destaca a diretora ao reforça o papel da rede de ensino nesse processo.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.