Juventude: Toledo se consolida como maior força esportiva do oeste e sudoeste

O esporte toledano tem muito a comemorar. Após três fins de semana de disputas, o município alcançou a quarta colocação geral na 34ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) realizada em Cascavel (atletismo e handebol de areia) e Toledo (demais modalidades). O resultado que coloca Toledo à frente de municípios tradicionais no desporto como Cascavel, Foz do Iguaçu e Campo Mourão é fruto do trabalho com a base. Além deste título, a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) garantiu o bronze no Troféu Disciplina.

O destaque ficou por conta das medalhas de ouro no badminton, nos dois naipes, e no basquete masculino, um título aguardado por 34 anos. Com uma atuação de gala, os comandados do técnico Jonathan Marsolla dos Santos, o Toro, dominaram as ações desse o primeiro período. Emocionado, Toro destacou que jogar dentro do nosso município e conseguir esse título é algo incrível. “A gente vinha há cinco anos brigando para ter esse resultado, sempre sendo vice. Na história de Toledo é o primeiro título e ganhar dentro de casa tem uma sensação inexplicável”. 

Foto: Prefeitura de Toledo

Toro ainda frisou este como um grande feito para sua história e também do projeto encabeçado pela Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol). “O apoio da nossa torcida foi fundamental, ela é feita pelos nossos pais, que lutam muito para que nosso basquete siga vivo em Toledo”, acrescentou. O basquete feminino alcançou o quarto lugar. 

Para o badminton, uma referência nacional, os ouros no masculino e feminino foram comemorados com o mesmo entusiasmo. “Temos este destaque no Paraná e no Brasil, mas é sempre bom conquistar títulos, ainda mais diante da nossa torcida”, comentou o técnico da modalidade Valdecir Anacleto Barbosa, parabenizando os atletas da equipe responsáveis pela conquista. 

Foto: Prefeitura de Toledo

A classificação final dos JOJUPS apontou Maringá com 377 pontos, seguido por Curitiba com 363, Londrina com 296, Toledo com 250 e, fechando os cinco melhores, Cascavel com 215. A posição foi destacada pelo secretário de Esportes e Lazer, Eudes Luiz Dallanol. “Ficamos à frente de municípios com tradição na região oeste como Foz do Iguaçu e Cascavel. Estamos felizes, pois nos Jogos da Juventude, somos a maior força esportiva do oeste paranaense”. Eudes ainda agradeceu o empenho dos técnicos desportivos e dos atletas que somaram para esta conquista e também aos que auxiliaram na realização dos Jogos em Toledo. “São valorosos e nos orgulham”, concluiu.

Sediação – A final dos JOJUPS teve um total de 3.700 atletas. A primeira etapa aconteceu entre os dias 16 e 18 de setembro com o futsal, rugby, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. Neste fim de semana (06 a 09), foi a vez do basquetebol, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis e badminton. Entre os dois fins de semana, de 23 a 25 de setembro, foram realizadas as disputas do atletismo e handebol de praia em Cascavel. 

Foto: Prefeitura de Toledo

Sobre o acolhimento dos JOJUPS, o supervisor técnico da competição, Agnaldo Luiz Baldo, destacou a estrutura oferecida por Toledo para a realização da competição. “Uma organização e uma estrutura maravilhosa e conseguiu nos atender muito bem. Saímos daqui realizados, pois pudemos desenvolver os Jogos da melhor maneira possível”. Agnaldo ainda acrescentou que agora é momento de avaliar todo o trabalho e preparar a competição para o ano que vem. “Novos tempos, nova vida, novos desafios. Vamos analisar tudo, ponderar, ver onde ainda é possível melhorar. Para 2023, Londrina será sede da final, depois, em 2024, será Umuarama”, disse. 

Foto: Prefeitura de Toledo

Demais resultados de Toledo

Ginástica Rítmica – 4º lugar

Natação masculino – 5º lugar

Natação feminino – 5º lugar

Tênis masculino – 9º lugar

Tênis feminino – 6º lugar

Tênis de mesa masculino – 9º lugar

Tênis de mesa feminino – 6º lugar

Xadrez masculino – 13º lugar

Xadrez feminino – 18º lugar

Basquete feminino – 4º lugar

Futsal feminino – 3º lugar

Futsal masculino – 4º lugar

Handebol feminino – 4º lugar

Handebol masculino – 8º lugar

Rugby feminino – 3º lugar

Vôlei de praia feminino – 4º lugar

Vôlei de praia masculino – 6º lugar

Voleibol feminino – 6º lugar

Voleibol masculino – 8º lugar

Atletismo masculino – 20º lugar

Ciclismo masculino – 11º lugar

Rugby masculino e handebol de praia masculino e feminino – não participou

Jogos Abertos do Paraná (JAPS) – Se Toledo já tinha apresentado uma boa participação nos JOJUPS, na bocha e no bolão dos JAPS, modalidades disputadas concomitantemente no município, as equipes da casa também se destacaram. No bolão, os times toledanos conseguiram a prata no feminino, com 1.357 pinos, ficando atrás de Cascavel com 1.359 pinos e a frente de MARINGÁ com 1.344 pinos. Já no masculino, os toledanos ficaram com o bronze, com 1.395 pinos, apenas dois pontos em relação ao Coronel Vivida, que fechou com 1.397, e Foz do Iguaçu, com 1.396 pinos. Os jogos aconteceram no Clube Toledão.

No mesmo local, a bocha recebeu um grande público e a torcida que prestigiou as finais viu os times da casa fazerem a festa. As seleções de bocha de Toledo conseguiram fazer valer o fator anfitrião e comemoraram em dose dupla o título da Fase Estadual dos JAPS. As decisões dos Jogos Abertos do Paraná aconteceram no domingo (09).

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.