Karolos Papoulias, ex-presidente da Grécia, morre aos 92 anos

O ex-presidente da Grécia Karolos Papoulias morreu aos 92 anos neste domingo, 26, segundo a agência de notícias estatal grega ANA. Papoulias foi presidente do país por dois mandatos, em 2005 e 2010. O segundo foi marcado pela crise financeira da Grécia. Ele deixa a esposa, Maria, e três filhas adultas.

Karolos Papoulias nasceu em 4 de junho de 1929 e era filho de um oficial do exército. Seu nome, incomum para o grego, veio do padrinho, um general e amigo do seu pai, que era um admirador do político marxista austríaco Karl Kautsky.

Na juventude, Papoulias se envolveu na resistência contra a ocupação alemã de 1941 a 1944. Após a libertação do país, concluiu o ensino médio e estudou direito na Universidade de Atenas. Também teve forte atuação nos esportes, se tornando o campeão juvenil da Grécia no salto com vara e membro da seleção grega de vôlei.

Em 1963, Papoulias se estabeleceu na Alemanha Ocidental e em 1967, quando uma junta militar tomou o poder na Grécia, fundou uma organização de resistência. Foi durante o período de 1967 a 1974 que conheceu e se aproximou de Andreas Papandreou, fundador do partido Socialista Pasok. Retornando à Grécia em 1974, se tornou membro fundador do Movimento Socialista Pan-helênico e foi eleito para o Parlamento grego de 1977 a 2004. Também integrou todos os governos de Papandreou, principalmente em funções relacionadas às relações exteriores do país.

Papoulias era conhecido por manter relações estreitas com líderes árabes, como o chefe da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat, e o homem forte da Líbia, Moammar Gaddafi. Como parlamentar, protestou fortemente contra a intervenção da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Kosovo em 1999. Na presidência da Grécia, sua primeira viagem oficial foi à Líbia. Uma de suas poucas viagens oficiais ao exterior foi participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi, Rússica, como convidado do presidente Vladimir Putin.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.