Laboratório de robótica de Pato Bragado é apresentado em evento Nacional de Ciência e Tecnologia
O laboratório de robótica da Escola Municipal Marechal Deodoro de Pato Bragado foi apresentado para milhares de pessoas ligadas a ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade, nos dias 3 a 5 de dezembro, durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).
O evento foi realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Governo do Distrito Federal, com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Nesse sentido, a programação que segue até 10 de dezembro está mobilizada em torno da ciência por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia-a-dia de todos e no desenvolvimento do país.
O laboratório de robótica implantado em 2019 pelo prefeito reeleito, Leomar Rohden e na época, vice-prefeito Dirceu Anderle foi levado à conhecimento de autoridades e jovens líderes do país pela secretária de Educação e Cultura, Cristiane Bonatto, diretora do educandário Marceli Fritzen de Moura e o colaborador profissional de Sistemas do departamento de Informática, Marcelo Rodrigo Schmidt. Eles representaram a Secretaria de Educação e Cultura, a convite do Ministério da Educação (MEC).
O MEC selecionou o trabalho bragadense ao lado de apenas outros quatro da região Oeste – Cascavel, Medianeira, Terra Roxa e Toledo. Os representantes bragadenses estiveram acompanhados do Coordenador Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), Álvaro José de Andrade Carneiro e da diretora de Articulação e Apoio à Educação Básica do MEC, Ana Caroline Santos Vilas Boas.
1º DA REGIÃO – Conforme Cristiane, Pato Bragado foi o primeiro município da região a ter uma estrutura voltada à formação de práticas pedagógicas relacionadas à educação criativa, com aplicação da robótica por meio da tecnologia reconhecida pelo Ministério da Educação.
A secretária explica que o laboratório foi adquirido pelo governo municipal por R$ 81 mil. É composto por seis notebooks, projetor, impressora 3D e a laser, kits de arduíno, kits eletrônicos e estruturais, bem como de robótica educacional e todo aparato necessário para iniciação em robótica. Atualmente, segundo ela, o projeto que contemplava, desde 2019, cerca de 200 estudantes de 1º ao 5º ano foi temporariamente paralisado por conta da pandemia de Covid-19. “Ele será retomado no próximo ano”, garante.
PATO BRAGADO
Comentários estão fechados.