Lindeiros e Governo do Estado visam estruturação do Programa Paraná de Olho nos ODS

Membros da diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e alguns de seus representantes participaram, na última quarta-feira (29), de uma reunião de estruturação dentro do Programa Paraná de Olho nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A iniciativa pode ser uma ferramenta de auxílio voltada a gestão pública na região.

A proposta é que, de forma conjunta, sejam inseridos os ODS no planejamento integrado dos municípios lindeiros para alinhar as demandas, ações e necessidades e conectar a região ao planejamento global em prol da melhoria do planeta em diversas áreas, segundo o coordenador para a municipalização dos ODS, da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Paraná, Marcelo Percicotti.

A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, ressalta que a região foi a primeira a receber a proposta do Programa Paraná de Olho nos ODS, que visa interligar a comunidade às prefeituras e ao Governo do Estado. “Os ODS são uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Conselho dos Lindeiros deve ser parceiro na construção do processo”, destaca.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contemplam diferentes temas de aspectos ambientais ou sociais, com 69 metas e indicadores, segundo o coordenador-geral da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social, Luis Paulo Gomes Mascarenhas. O foco de todos os ODS é acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Os 17 ODS – Os 17 ODS são: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.

PARANÁ DE OLHO NOS ODS – O Paraná de Olho nos ODS é uma estratégia do Governo do Paraná para implementar a agenda 2030 da ONU e tem como objetivo desenvolver capacidades no setor público paranaense, visando o planejamento, execução e monitoramento de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Estado.

Devem ser desenvolvidas ações alinhadas aos ODS, por meio de ferramentas que oportunizam o acompanhamento e a análise dessas políticas, seu planejamento e a sua execução de modo eficiente, para aumentar os retornos sociais das iniciativas públicas.

SANTA HELENA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.