Lipoaspiração e cirurgias de contorno corporal são tendência no Brasil e no mundo.
Pela primeira vez em muitos anos a lipoaspiração ultrapassou as próteses para aumento de seios e a tendência se reflete nos atendimentos do Cirurgião Plástico de Foz do Iguaçu, Dr. Kelson Kawamura.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) estima que em 2023 mais de 2 milhões de procedimentos serão realizados pelos brasileiros. Os dados mundiais apontam que a lipoaspiração seguida das próteses mamárias são os procedimentos cirúrgicos mais procurados pelos pacientes, seguida da cirurgia de pálpebras, a rinoplastia e a abdominoplastia, é o que mostra a mais recente pesquisa global da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery, ISAPS) divulgada no início do ano, que mostrou um aumento geral de 19,3% nos procedimentos realizados por cirurgiões plásticos em 2021, com mais de 12,8 milhões de procedimentos cirúrgicos e 17,5 milhões de procedimentos não cirúrgicos realizados em todo o mundo. A lipoaspiração foi o procedimento cirúrgico estético mais comum em 2021, com mais de 1,9 milhão de procedimentos e um aumento de 24,8%, ultrapassando o aumento dos seios (+3,8%).
A maioria dos procedimentos realizados no mundo foi nos EUA (24,1% do total), com 30,4% de todos os procedimentos não cirúrgicos e 15,5% de todos os procedimentos cirúrgicos, seguidos pelo Brasil (8,9%) e pelo Japão (5,7%). Estima-se que os EUA e o Brasil tenham o maior número de cirurgiões plásticos, com mais de 30% do total mundial. São dados que refletem a recuperação do impacto da COVID-19 em 2020 sobre os procedimentos estéticos, e os números agora ultrapassam os anteriores à pandemia, aponta o relatório.
A experiência no consultório reflete as tendências apontadas no estudo, conta o médico especialista em Cirurgias Plástica de Foz do Iguaçu, PR, Dr. Kelson Kawamura, que atende pacientes da cidade, da região e da tríplice fronteira. “Percebemos um aumento importante na procura pelos procedimentos relacionados ao contorno corporal, como a lipoaspiração, além do surgimento de uma tendência para a abdominoplastia e mastopexia com implantes, procedimentos que quando realizados juntos na cirurgia tripla, geralmente a mais procurada pelas mamães, recebe o nome de Mommy Makeover.” Explica o médico. “As pacientes me procuram pela famosa ‘cinturinha de Thalia’ e o umbigo mais natural, e eu fico muito feliz pela confiança no meu trabalho e pelo ‘boca a boca’ que funciona muito bem, mas sou transparente em todos os casos e procuro explicar que nem sempre isto é possível, pois o resultado depende do biotipo da paciente, da composição de gordura visceral, tipo de pele, estrutura óssea/muscular e o mais importante: os cuidados no pós-operatório, pois caso contrário, a frustração ocorrerá certamente.” Orienta.
Para o especialista, a Cirurgia Plástica é a melhor aliada quando a paciente tem os “pés no chão” e escuta as limitações do seu caso, tendo expectativas realistas, tendo ciência que a Cirurgia Plástica vai melhorar parcial ou totalmente determinadas queixas, mas que não há como o profissional “prometer” resultados. “Honestidade, profissionalismo e sinceridade é o que os pacientes encontram quando me procuram, tanto que a cada dez consultas que atendo diariamente, somente indico cirurgia para em torno de quatro, pois indico cirurgia somente para quem tem os pés no chão, caso contrário, prefiro contraindicar.” Explica. “A Cirurgia Plástica não pode ser realizada em pacientes que pensam que não tem riscos, que vai salvar o casamento, que vai ajudar a ter um novo emprego, que tudo será perfeito e diferente depois da cirurgia, pois isto é um engano, a Cirurgia Plástica é magnífica, mas mudanças na vida têm de partir do próprio paciente e não do procedimento cirúrgico.” Alerta.
Sobre os impactos positivos na vida dos seus pacientes, Dr. Kelson recorda-se: “Uma das cirurgias mais marcantes que fiz foi em uma paciente de 36 anos que relatou que havia largado os estudos no colégio na época do ensino fundamental devido ao bullying causado pelos colegas, pois ela tinha um nariz que era alvo de piadas, e ver sua reação após a cirurgia me emocionou, porque ela disse que dali em diante ela daria novos passos e as péssimas lembranças ficariam no passado.” Conta. “Eu amo tanto o que eu faço que eu não vejo o tempo passar, nem reparo o pôr-do-sol que ocorre durante a jornada de procedimentos cirúrgicos diários, de tão prazeroso que é operar, fico muito concentrado e quando reparo já é noite!” Complementa.
Conhecido como o médico mais procurados pelas mamães que querem “reformar” o corpo após passar pelas transformações da gestação, com a técnica Mommy Makeover, a cirurgia tripla que inclui próteses nos seios, lipoaspiração e abdominoplastia, o especialista conta que escuta histórias das mais variadas possíveis, e que este é um momento transformador para a mulher, pois é o momento em que ela tira para cuidar de si mesma.
Ainda dá tempo de fazer minha Cirurgia no Inverno?
Dados da SBCP mostram que durante o inverno as cirurgias aumentam em até 50%, pois o clima frio é mais favorável para os cuidados no pós-operatório, sem falar que é um período de férias, o que facilita a programação e organização de tempo das pacientes. “Os cuidados precisam ser tomados em qualquer estação, mas as temperaturas baixas facilitam o uso de ataduras e cintas no pós-operatório, e incentivam o repouso, o que é primordial para uma boa recuperação.” Explica, Dr. Kelson. “Sobre a cirurgia ser realizada ainda na estação mais fria, é necessário agendar uma consulta e passar pelos exames pré-operatórios, para verificarmos se está tudo ok para a realização da cirurgia, e se há agenda disponível.” Complementa.
Saiba mais sobre Dr. Kelson Kawamura
Natural de Umuarama, noroeste do Paraná, Dr. Kelson é graduado em Medicina pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, com Residência Médica em Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da UFPE, sendo ao total 11 anos de estudos para se tornar Cirurgião Plástico, além de diversos cursos de atualização em Rinoplastia, Lipo HD e Mommy Makeover nos EUA e também na Europa.
Atua em Foz do Iguaçu desde 2019, onde, “com muita dedicação e esforço” foi, aos poucos, ganhando reconhecimento das pacientes e se tornou muito procurado para cirurgias de Rinoplastia, Lipo HD e Mommy Makeover, “que coincidentemente são as cirurgias que mais gosto de fazer!” Conta.
Ser médico era um sonho de infância e a vontade de seguir a especialidade da Cirurgia Plástica nasceu no terceiro ano da faculdade de Medicina, quando teve o primeiro contato com as especialidades cirúrgicas e, de cara, se viu fascinado por este mundo da Cirurgia Plástica. Hoje sua maior satisfação é ver a alegria no rosto dos pacientes ao proporcionar a melhoria das queixas estéticas que eles tanto almejavam, e a autoestima que se fortalece ao ver o resultado. “É extremamente satisfatório!
A primeira cirurgia plástica que realizou foi uma abdominoplastia, “lembro que a paciente ficou muito feliz em ver que ficou bem acinturada e com o umbigo natural, algo que ela relatou que nunca havia visto antes em suas amigas, podendo assim recuperar a silhueta que ela tinha antes dos seus três filhos.” Lembra.
Dr. Kelson conta que vê a Cirurgia Plástica como uma excelente ferramenta de melhora (parcial ou total) das queixas das pacientes, mas vê com cautela a procura por alguns pacientes que não tem ideia da necessidade de um bom planejamento para se realizar uma Cirurgia Plástica, que descreve a seguir:
-Ter um bom planejamento financeiro, pois os custos não são apenas os da cirurgia, existem gastos com medicamentos, cintas, faixas, drenagens, alimentação saudável e até para gastos não planejados como uma internação hospitalar prolongada, transfusão sanguínea, terapias como hiperbárica, ou seja, ter dinheiro somente para a cirurgia, é como viajar apenas com o dinheiro da gasolina, sem ter se organizado para hotel, alimentação, passeios, etc.
-Também vale salientar o planejamento para um tempo adequado de repouso, pois de nada adianta se operar e ter de realizar atividades antes do tempo permitido, tais como: dirigir, limpar a casa, tomar banho sozinha e demais cuidados que cada cirurgia demanda, ou seja, uma rede de apoio familiar ou de funcionários é fundamental.
Da Assessoria DANI PEREIRA MONTEIRO