Luta contra o feminicídio é destacada na abertura de Seminário

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realiza a partir desta quinta-feira (22) o 1º Seminário Mulheres em Foco como ação alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Durante a abertura do evento, no Teatro Municipal de Toledo, diversas autoridades reforçaram a importância da conscientização e da denúncia de situações envolvendo maus tratos e violência da contra as mulheres. O Seminário reuniu aproximadamente 100 pessoas, na maioria, servidoras e servidores municipais.

O encontro contou com a participação da equipe técnica da SMP, do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Patrulha Maria da Penha (PMP). A anfitriã do evento, secretária de Cultura Rosselane Giordani, destacou a importância da ação e acolheu a presença dos presentes no evento, além de organizar uma apresentação cultural com a professora de violino da Secretaria de Cultura, Viviane Ribeiro dos Santos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin, apesar da importância do evento, disse que o seminário deveria exaltar as mulheres e não discutir a violências sofridas todos os dias. “Um lar sem uma mulher perde seu brilho, sua vida. Não podemos mais assistir calados as violências. Uma das ações que mais tenho orgulho é ter, durante minha passagem pela Secretaria de Segurança e Trânsito, em 2016, contribuído para a implantação da Patrulha Maria da Penha”, salienta.

A possibilidade de uma vida digna, sem violência, é o principal para que haja o mínimo de igualdade. Poder oferecer esse ambiente seguro é uma das maiores preocupações da secretária da SPM, Jennifer Teixeira. Promover o evento, segundo Jennifer, é uma forma de celebrar a vida das mulheres e refletir sobre a sociedade que mata mulheres todos os dias. “Queremos viver, queremos nossos direitos, queremos poder andar livremente sem medo de sofrer violências, queremos estar vivas”, frisa.

Esse cuidado da SPM e das servidoras municipais que atuam na pasta foi reforçado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. “Convivo diariamente com uma mulher que trabalha na Secretaria [de Políticas para as Mulheres] e em nossas conversas, por muitas vezes, surgem as demandas daquele local. Por isso temos o carinho para tratar destes assuntos”, disse Ademar que é casado com a servidora municipal e assistente social Suzamar Dorfschmidt. 

O mesmo pensamento foi externado pelo prefeito Beto Lunitti. “São valorosos os esforços de todas as mulheres. Nós, enquanto representantes públicos, trabalhamos para que todos tenham o máximo de conforto e tranquilidade para cuidar de suas vidas”, concluiu. Do evento ainda participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Solange Pierina Dalla Rosa, os representantes da Patrulha Maria da Penha GM Alessandro Jardel de Paula e da PM Major Valmir Souza e a representante do Escritório Regional da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Vanessa Sanches. 

Após o ato de abertura, aconteceu o primeiro encontro do Seminário, com o tema ‘Rede de Atendimento em Toledo’. Além deste assunto, ainda serão trabalhados os assuntos: Direitos (06/08), Interseccionalidade e Desigualdade – Ciclos da Violência (27/08), Atendimento à Mulher Imigrante (15/09) e Abordagem e Metodologias para Atendimento de Mulheres em Situação de Violência (27/09). Os encontros acontecem sempre no Teatro Municipal, das 13h30 às 17h30.

Quero Viver

Além do seminário, que aconteceu durante à tarde, a programação do 22 de Julho prevê ainda, a partir das 19h,  as apresentações culturais organizadas em parceria com a Secretaria da Cultura. Serão quatro momentos: Poema Embaixada Solidária – Mulheres do Mundo, pré-lançamento da Canção Parles D’Amour – Ricardo Denchuski e Irmãos Nicolas, Apresentação Musical – Coro Feminino Clareana e a coreografia ‘Quando o Amor Acaba e a Violência Assume’ – Escola Baillare.

Avaliação

A secretária da SPM, Jennifer Teixeira, agradeceu a todas as equipes envolvidas nas atividades, em especial as da Cultura, Comunicação e Segurança e Trânsito. As pastas estiveram diretamente envolvidas na organização dos eventos. “Da mesma forma, estendo o agradecimento a todas as equipes que têm feito grandes esforços para garantir o atendimento às mulheres em conjunto com a SPM, como a Assistência Social, a FUNTEC, a Saúde e o Desenvolvimento Econômico, entre tantas outras. Em nome da SPM, nosso muito obrigada”. Sobre o Quero Viver, Jennifer disse ser um momento de “muitas emoções, dia de luta, de celebração, de trazer à tona um tema latente nos dias atuais em nossa cidade. Gratidão a todos que acompanharam”, concluiu.

Da Prefeitura de Toledo-PR

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.