Maior Congresso de Insuficiência Cardíaca da AL será no Nordeste
Sociedade Europeia de Cardiologia passa a contribuir com informação sobre o tema
O Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DEIC) anuncia a cidade que receberá o próximo Congresso DEIC 2024. O evento, que é o maior da América Latina, ocorrerá em Recife, de 8 a 10 de agosto do próximo ano. “Manteremos a mesma estratégia desta edição, com um maior número de pessoas convidadas a participar da Comissão Científica para haver uma visão mais plural e inclusão de temas”, diz o presidente do Departamento, Dr. Múcio Tavares de Oliveira Júnior.
A Comissão Científica contou com cerca de 30 pessoas, que se dividiram na programação geral e específica. A próxima comissão iniciou discussões. “Já estamos fazendo contato com palestrantes nacionais e internacionais”, afirma o presidente do Congresso DEIC 2024, Carlos Eduardo Lucena Montenegro.
O anúncio foi feito no último sábado, 12, durante o Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca – DEIC 2023, que aconteceu no Villa Blue Tree Espaço de Eventos – na região sul de São Paulo. O evento contou com 1.066 inscritos e arrecadação recorde.
O ponto alto do evento foi o fórum com a participação de associações de pacientes no qual o presidente do DEIC anunciou o intercâmbio com a Sociedade Europeia de Cardiologia para o portal Ação IC (www.acaoic.com.br), que passa a contar com conteúdos traduzidos do Heart Failure Matters (www.heartfailurematters.org). “Na parte do Portal Ação IC (www.acaoic.com.br), dedicado a pacientes, cuidadores e familiares, teremos orientações sobre a doença, como ela evolui, suas causas, e essas informações relevantes para o paciente foram conseguidas por meio desse intercâmbio”, disse o Dr. Múcio Tavares e completou: “O DEIC, como voz da insuficiência cardíaca na sociedade civil e na Sociedade Brasileira de Cardiologia, deve ser o protagonista de ações desse tipo, que fortalecem esse espaço comum onde o paciente e seus cuidadores possam encontrar informação de qualidade, relevante, e que contribua para a sua saúde, e para o médico, que precisa saber mais para o diagnóstico e tratamento de insuficiência cardíaca. Esse espaço, esse lugar é o Portal Ação IC (www.acaoic.com.br).”
O cardiologista reitera a importância da participação das associações para trazer uma maior participação dos pacientes. “Quando o paciente sai do consultório médico, ele, muitas vezes, não lembra de informações que recebeu ou simplesmente percebe que restaram muitas dúvidas, por isso, ter as associações perto para nos ajudar a tratar deste paciente é fundamental”, afirma.
O principal sintoma da insuficiência cardíaca é a falta de ar. Pessoas que tratam de diabetes, doenças de Chagas e hipertensão precisam ficar atentas. “Os fatores de risco cresceram muito: em dez anos, a obesidade aumentou 60%, a diabetes 62% e a hipertensão 14%. É preciso diminuir esses números”, adverte.
Esses temas estiveram presentes no Congresso DEIC 2023. Também estiveram em foco nesta edição atividades físicas para pacientes graves de insuficiência cardíaca, pesquisas entre o público feminino, novas drogas e transplante interespécies.
Acesse ao portal Ação IC: https://www.acaoic.com.br/
Expressa Comunicação