Mais de 1330 mesários da Zona Eleitoral 75ª passaram por treinamento
Com o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos. Mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos e de justificativas no dia das eleições.
A Justiça Eleitoral promove treinamentos na modalidade presencial e a distância para que os mesários desempenhem sua função com excelência no dia da eleição. Os treinamentos dos mesários da Zona Eleitoral 75ª aconteceu na última semana. Ao todo mais de 1330 mesários participaram da atividade no Teatro de Toledo.
De acordo com o chefe de cartório da Zona Eleitoral 75ª, Frederico Amorim Oliveira de Lima, os mesários são os responsáveis por receber os eleitores nas sessões, identificá-los e habilitá-los a urna para o eleitor votar. “Os mesários ainda controlam a ordem na sessão, evitam propaganda eleitoral e encerram a urna quando necessário”.
O mesário ainda confere o preenchimento os requerimentos de justificativa eleitoral e apresenta o recibo e cumpre com as demais obrigações que lhes foram atribuídas. Lima menciona que o trabalho dos mesários é considerado importante para o bom andamento das eleições e são eles os responsáveis por garantir a segurança e algumas garantias previstas na Constituição de 1988.
Neste momento, a equipe de trabalho realiza as substituições de alguns mesários. “Não conseguimos manter os contatos com algumas pessoas. Esperamos orientar o cidadão que não apresentou resposta a Justiça Eleitoral. Por isso, realizamos as substituições dos mesários”, comenta o chefe da Zona Eleitoral 75ª. A substituição do mesário pode acontecer na véspera da eleição ou no dia.
ATRIBUIÇÕES – O chefe de cartório da Zona Eleitoral 75ª enfatiza que os mesários realizam todos os trâmites na seção eleitoral para receber e para orientar o eleitor no dia da votação.
São ainda atribuições do mesário ficar na Seção Eleitoral do início ao fim da votação. Também é ele que garante o sigilo do voto e a tranquilidade no ambiente de votação, e que zela pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação. O mesário se destaca pela responsabilidade, honestidade, facilidade para lidar com o público e pela vontade de ajudar.
VANTAGENS – Além de adquirir novos conhecimentos e de contribuir com a Justiça Eleitoral, no exercício da cidadania, ser mesário assegura ao cidadão outras vantagens:
– Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98);
– Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
– Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais;
– Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;
– Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a lei 19196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE)
Programa
O programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido. O projeto é focado na ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. Os interessados podem ser universitários ou não, devendo ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.