Mais de 500 refeições são servidas por dia na Hoesp

Todos os dias, a Hoesp/Hospital Bom Jesus serve em média 570 refeições. Pacientes e acompanhantes recebem café da manhã, almoço, café da tarde e janta. O que cada refeição tem em comum é um tempero especial: a equipe sempre coloca amor.

“Temos uma equipe bastante engajada desde a seleção dos alimentos até o preparo, e tudo é feito sempre com muita carinho, e com o objetivo que uma boa recuperação”, enfatiza a nutricionista da Hoesp, Kemely Cristina da Silva Bens.

O tempero extra sempre vem acompanhado de uma atenção e cuidado da equipe da cozinha. “A equipe de Nutrição realiza visitas diárias à pacientes que usam sonda, com alimentação enteral ou terapia nutricional oral, que são os suplementos”, diz.

Todo o cardápio é servido de acordo com a dieta de cada paciente. “Temos as dietas livres e modificadas conforme a patologia do paciente, como pré-diabetes, hipertensão, que são os maiores números de cardápios modificados”, explica Kemely. A equipe da copa também realiza o trabalho diário de observar aqueles que não aceitam a dieta ou apresentam algum problema, momento em que a Nutrição entra para fazer uma adaptação alimentar, e se liberado, a comidinha de agrado também pode entrar no cardápio.

“É importante que o paciente se alimente bem, e se possível, coma o que ele mais gosta. Por isso, também liberamos junto com os médicos, uma autorização e uma lista de comidas que os familiares podem trazer para complementar a dieta, seja uma fruta preferida ou um suco, por exemplo”, comenta.

DATAS COMEMORATIVAS – O tempero com amor também está presente em todas as datas comemorativas, inclusive os aniversários e demais comemorações familiares. “Sempre que temos a informação da equipe da Enfermagem, que tem uma data importante para o paciente, tentamos fazer algo diferente para que ele possa sair um pouco da rotina hospitalar. Isso acontece nos aniversários e outras datas, como Natal, Ano Novo, e Páscoa. Com a ajuda da Enfermagem sempre comemoramos com eles para trazer um pouco mais de alegria nos quartos”, afirma.

Atualmente, mais de 20 pessoas fazem parte da equipe da cozinha e são responsáveis pela seleção e preparo das comidas. “Temos não apenas alimentos comprados pelo hospital, mas também doados, e por isso, a seleção é sempre feita com muito cuidado para garantir sempre a segurança dos alimentos, e a qualidade”, conclui Kemely.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.