Mais de dois mil atletas participam da 10ª Corrida 24 Horas Torao Takada
Ser um corredor é desafiador, principalmente, quando o assunto é gerenciar vitórias, frustrações e alegrias. Muitas pessoas exemplificam com nomes de atletas que se superaram depois de uma dura derrota ou uma lesão. A volta por cima sempre é possível e a fórmula é persistência. Essa é a semelhança dos corredores Juarez Henrique Plasmann, Marcelo Rocha e Vanuza Ramos Velho. O que os três possuem em comum? A garra, a determinação e a vontade de vencer. Os corredores ultramaratonistas são nomes confirmados nas 24 Horas Torao Takada.
Promovida pela Associação Correr Toledo, a prova 24 Horas Torao Takada é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte e tem o apoio da Itaipu Binacional. A corrida acontece nos dias 22 e 23 de abril deste ano. Segundo a presidente da Associação Correr Toledo, Helena Mayer, a prova deve reunir 1700 corredores no revezamento; 70 solos e 350 crianças. “Em sua décima edição, a corrida reunirá atletas de diversos estados do Brasil”. Uma das integrantes da Correr Toledo, Sandra Schossler, menciona que a organização verifica os últimos detalhes da prova nesta semana.
CONFIANÇA – Juarez, Marcelo e Vanuza estão entusiasmados e acreditam que farão uma boa prova. Representando o município de Toledo, Juarez conta que começou nessa modalidade ao correr ao redor de quadras quando ainda residia em Curitiba. Em média, cinco ou dez quilômetros eram percorridos por ele. Na sequência, o corredor passou a fazer provas curtas.
“Em Toledo, ele entrou a Associação, começou a treinar com mais intensidade e passou a participar de maratonas. Estava me sentindo bem nas provas e evolui para as ultramaratonas”, afirma Juarez ao complementar que passou a fazer treinos de resistência. “Cheguei a correr uma prova com 201 Km. As ultras são provas de montanhas, estradas de chão ou trilhas. Nas 24 Horas Torao Takada, participei de quatro provas na modalidade revezamento e mais quatro solo”.
Na décima edição da prova, Juarez pretende fechar os 150 Km. “A idade passou um pouco desde a primeira edição, mas tenho mantido uma boa saúde mental. A 24 Horas Torao Takada é uma prova que amo fazer. Estou contente e me sentindo ótimo para este final de semana”.
FÉ – O corredor paulista, Marcelo Rocha, participa da prova pela primeira vez e está confiante. “Tenho fé que será um grande evento. Essa corrida já é consagrada no calendário de ultras e possui um excelente nível técnico. Desejamos que cada atleta possa fazer o seu melhor na prova e a organização que supere os outros anos que foram acima da média. Estamos ansiosos para correr nesta pista emborrachada”.
Marcelo participa na modalidade 100 Km. “Essa é a quarta vez que participo dos 100 Km e com o objetivo de estrear nas 24 horas em 2024. São 39 anos correndo e estou próximo de completar mil provas”, destaca o atleta ao acrescentar que começou a participar de ultramaratonas no começo da pandemia da Covid-19. “Fiz um planejamento para chegar com uma boa bagagem em Toledo. Fiz bons treinos para estes 100 Km. Além disso, algumas provas foram utilizadas como preparação. Minha meta é cumprir a quilometragem em um bom tempo, pois quero conquistar uma boa classificação no Ranking da Seleção Brasileira de Ultramaratonista e conquistar uma vaga para o Campeonato Continental, no segundo semestre deste ano e o Mundial, em 2024”.
SUPERAÇÃO – Já, para a corredora, Vanuza Ramos Velho, a prova 24 Horas Torao Takada é especial. “Uma prova com significado de superação. Nesta edição, ficarei no apoio e ajudarei vários amigos de outros estados. A prova de Toledo é uma das mais organizadas e com nível internacional. Acredito que teremos quebra de recordes neste ano”.
Vanuza participa das 24 Horas Torao Takada desde 2015. “Participei no primeiro ano, em 2016, 2017, e 2018 em equipe. Em 2019, fiz o solo. A prova, em Toledo, é organizada de corredor para corredor. Então existe todo o cuidado para atender o atleta, desde criar um ambiente familiar até a participação da criançada. Elas são um encanto. Quem participa da prova 24 Horas Torao Takada não esquece jamais desse clima especial. Nós temos muitas pessoas queridas”.
Da Redação
TOLEDO