Mais de R$ 47 milhões gerados durante a maior feira virtual de barcos do Brasil
Abril, 2021 – Fabricantes de barcos de várias partes do Brasil participaram, de 16 a 19 de abril, da segunda edição da maior feira on-line de barcos do Brasil: o Virtual Bombarco Show. Ao longo de quatro dias foram apresentadas as principais novidades em barcos, produtos e serviços ao mercado náutico. A estimativa da organização, com base em números coletados com expositores, é de que cerca de R$ 47 milhões em vendas foram geradas durante a feira, e que poderá chegar em mais de R$ 63 milhões nas próximas semanas em virtude de contados captados no evento e que seguem em negociação.
“Mesmo diante do momento que vivemos, com fila de espera de mais de 120 dias para modelos novos e produções comprometidas com a alta demanda e falta de insumos e motores a pronta entrega, os estaleiros conseguiram fechar ótimos negócios. Essa é uma prova de como essa forma de evento virtual veio para ficar e de que as pessoas estão buscando na náutica uma forma de lazer e, inclusive, se planejando para ter seu barco no futuro. Com certeza, em virtude dos negócios captados, outras vendas irão se concretizar nos próximos dias”, explica o idealizador da feira Marcio Ishihara.
A fabricante paulista Mestra Boats, por exemplo, fechou cinco vendas de embarcações de acordo com o diretor da marca, José Eduardo Cury Salemi. Também de São Paulo, a Oceanis, apresentou ao público as house-boats (barcos casas) que mesmo em fase de lançamento de projeto concretizou vendas. “Nosso objetivo inicial era de apresentar as casas flutuantes, já que se trata de um produto novo no mercado, porém, durante a feira, foram vendidas três unidades, o que representa cerca de R$ 2,3 milhões, além de outras sete unidades em negociação”, analisa Guto Muniz, diretor de vendas.
Já Mastro D’Ascia, de Santa Catarina, se surpreendeu com vendas para o exterior. “Realizamos três vendas, sendo uma para o Brasil e duas para a exportação, além outras dezenas de negociações em andamento. A feira nos surpreendeu muito de forma positiva e nos deu a certeza de que esta nova forma de expor está consagrada. Como espectador também foi uma opção de entretenimento muito agradável e divertida de assistir. O Virtual Bombarco Show foi, sem dúvida, a melhor feira da história de nosso estaleiro”, diz Leonardo Back diretor da Mastro D’Ascia.
Ao todo, 150 embarcações foram expostas no evento entre 16 e 48 pés e valores entre R$ 19 mil a R$ 3 milhões. As lanchas, catamarãs e casas flutuantes, chamadas de houseboats, foram expostas em diferentes partes do Brasil, com possibilidade de visitação por meio do agendamento de videochamadas. Ao todo, 14 estaleiros participaram do evento. Foram eles: Azov Yachts, Estaleiro Müller, FBM Boats, Fibrafort, Lanchas Coral, Lanchas Millenium, Mastro D’Ascia, Mestra Boats, NX Boats, NHD Boats, Oceanis, Royal Mariner, Sec Boats e Triton Yachts.
Além disso, o Virtual Bombarco Show reuniu outros expositores que apresentaram produtos e serviços relacionados à náutica como é o caso da Financeira Alfa (financiamento de barcos); da Unifisa (consórcio para embarcações); da Boatlux e da All Flags Share (compra compartilhada); da Kamell (comercialização de produtos como bombas, inversores e carregadores); da Netuno Geradores (geradores de alta potência); da TransAcácio (carretas e transporte); da Kapazi (tapetes e acessórios náuticos); da Vision Marine (hidrojatos) e da Armazém Offroad (quadriciclos).
PARTICIPAÇÃO CRESCEU 45%
O número de participantes cresceu 45% em relação à primeira edição. Em 2020, a feira reuniu 33 mil visitantes. Neste ano, o evento foram 48 mil participantes, sendo mais de 30 mil usuários únicos no site e cerca de 18 mil pessoas que assistiram 40 lives transmitidas em formato de WebTV. Programação que teve apresentação do especialista em mercado náutico e o idealizador da feira Marcio Ishihara, da modelo Sâmia Acras e do artista Felipe Palmeira (stand up comedy.)
“O público passeou pelas seções do site e, realmente, fez pesquisas visitando vários estaleiros que estiveram expondo no píer digital, além de conferirem novidades em produtos e serviços. É algo que podemos constatar a partir do número de visualizações de páginas do site ao longo dos quatro dias que foi de mais de 184 mil”, explica Ishihara.
Também contou com a participação de Vilfredo Schurmann, que comandou a live sobre preservação dos mares e foi palco para o lançamento da campanha “Barco não é lugar de plástico”, relacionada à preservação ambiental. “O Virtual Bombarco Show abraça o espírito da nossa Voz dos Oceanos, mobilizando também os participantes na defesa dos nossos mares”, destaca Schurmann.
CONFIRA OUTROS DEPOIMENTOS DE EXPOSITORES
Lanchas Coral – “A possibilidade de demonstração da qualidade de nossas embarcações, através da interação direta com o consumidor, teve um reflexo bastante positivo nos negócios fechados durante a feira e para os que seguem em evolução pós-evento. Seguimos disponíveis com nossa equipe de consultores através dos canais próprios das Lanchas Coral, prontos para oferecer sempre a melhor opção de compra a quem deseja trocar ou adquirir sua primeira embarcação”, diz Leonardo Chiavazzoli, CEO Lanchas Coral.
Estaleiro Müller – “A feira trouxe inúmeros orçamentos e já se concretizou no Brasil pela grande visibilidade ao mercado náutico. Tivemos um retorno muito grande e positivo do público, especialmente para o reforço da imagem da marca. Infelizmente, não conseguimos concretizar vendas pela falta de estoque de motores e porque os fornecedores não conseguem nos dar uma previsão nem para o ano que vem”, explica o diretor Richard Mueller.
NHD Boats – “Nosso maior objetivo é a divulgação da marca e com a feira constatamos que a NHD é muito procurada pela: qualidade do acabamento, inovação e navegação de alta performance. Tivemos 21 pedidos de orçamento e três vendas concretizadas no evento, duas unidades da NHD 280 e uma NHD 340, que ocorreram de forma muito fluída, porque os clientes já conheciam nossas embarcações e aproveitaram as condições especiais da feira para fechar o negócio”, diz Marcio Barão, diretor comercial da NHD Boats.
NX Boats – “A feira foi muito positiva no sentido da divulgação institucional da marca. Em relação à concretização de negócios, realizamos seis vendas, a maioria fruto de captações da marca e que foram fechadas durante o evento que serviu como fator incentivador da compra”, explica Jonas Moura, diretor da NX Boats.
SEC BOATS – “A Sec Boats Brasil agradece pela parceria de sempre da equipe Bombarco e pela oportunidade em participar do II Virtual Bombarco Show. Essa oportunidade de apresentarmos aos clientes e a parceiros de mercado a evolução do estaleiro e nossos lançamentos contribui para o futuro da marca. Como sempre o VBS trouxe, além de vendas, muito contato, diversão e troca de experiências”, avalia Luciano Spinelli, diretor da Sec Boats.
O II Virtual Bombarco Show é uma realização do canal de negócios Bombarco. Contou com patrocínio da Kapazi, Kamell e da Prefeitura de Ilhabela, parceria com o movimento Voz dos Oceanos e da Família Schurmann e o apoio da Unifisa e da Hidea. Teve como financeira oficial a Financeira Alfa e rádio oficial a Transamérica.
Da Assessoria
Comentários estão fechados.