Mais rápidas, bicicletas elétricas também exigem mais cuidados

Aos 63 anos de idade, a aposentada Eni Benedita dos Santos Ribeiro utiliza a bicicleta em quase todos os seus deslocamentos. A bike é da categoria elétrica, que é um veículo híbrido que funciona com pedaladas, motor ou utilizando as duas funções. A bicicleta elétrica é uma alternativa prática e sustentável e tem se tornado cada dia mais popular nas cidades.

Para a aposentada, a bicicleta elétrica facilitou muito as saídas ao mercado, por exemplo. “Toledo tem algumas subidas e a bicicleta elétrica facilita e ajuda muito. É mais fácil e rápido chegar nos locais”, comenta. Antes da bike elétrica ela já teve o modelo convencional. Ao adquirir a nova bicicleta, Eni não abriu mão da sua segurança. “Quando eu comprei a bicicleta elétrica já comprei o capacete junto porque ele é um item de segurança muito importante”.

A aposentada divide a bike elétrica com o filho. Mesmo sendo um equipamento de fácil manuseio, ela comenta que é preciso muita atenção e respeito no trânsito. “Em alguns horários de muito movimento eu evito sair de bicicleta porque muitos motoristas e motociclista não respeitam quem está em uma bike. Eu nunca sofri um acidente mas já vi vários acidentes envolvendo ciclistas. É preciso mais respeito no trânsito”.

LEGISLAÇÃO – As bicicletas elétricas estão se popularizando a cada dia. Além de agilizar os deslocamentos, elas são uma ótima opção para pessoas com lesões ou uma condição física em que o pedal assistido oferece mais liberdade. Mas pela potência, elas também podem ser mais perigosas. No trânsito, o ciclista em uma e-bike também precisar ter cautela e respeitar a legislação.

O secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Rodrigues de Almeida, explica que não há legislação nacional que regulamenta a fiscalização das bicicletas elétricas. “Como as bicicletas elétricas não têm placas, não são licenciadas, não tem como fiscalizar, cabe orientação”.

Contudo, ele salienta que em Toledo foi sancionada a Lei “R” Nº 151/2013 que regulamenta a utilização de bicicletas elétricas no município. De acordo com a legislação, são pré-requisitos para a utilização desse meio de locomoção os espelhos retrovisores de ambos os lados, farol dianteiro de cor branca ou amarela, lanterna de cor vermelha na parte traseira, velocímetro, buzina, pneus que ofereçam condições mínimas de segurança, utilização de refletores e o uso de capacete. A legislação ainda regulamenta a idade mínima do condutor, que deve ser 16 anos e o limite de velocidade é de até 30km/h.

SEGURANÇA – O diretor de Projetos de uma fábrica de ferramentas e peças para bicicletas, Reginaldo Rodrigues, pontua que devido a grande demanda de mercado, grandes fabricantes de bicicletas estão investindo alto nas bicicletas elétrica ou bicicletas de pedal assistido. “Existe uma grande variedade de bicicletas, algumas chegam a custar mais de R$ 70 mil e tem variação de geometria tamanho e potência, sendo que algumas podem chegar a mais de 60Km/h com autonomia de até 100km”.

Por ser uma bike acionada por motor elétrico, ela pode atingir maior velocidade que as bicicletas convencionais. Rodrigues enfatiza que o ciclistas deve ter mais atenção ao pilotar uma bike elétrica, bem como utilizar os equipamentos de proteção com luva, óculos e capacete. “O ciclista deve ficar atento principalmente as regras do transito; não circular na calçada; respeitar as faixar de pedestre; procurar andar nas ciclovias onde existem; cuidar com a velocidade que trafega”, conclui.

Pedale com segurança

Preste ainda mais atenção ao tráfego: o momento da arrancada, em que a bike pode demorar para pegar embalo, pode causar confrontos com motoristas;

Seja visto: tudo que já era importante para os ciclistas em bicicletas tradicionais se torna indispensável nas bikes elétricas. Com mais velocidade e potência, é preciso ser visto e percebido pelos pedestres e ciclistas em bikes tradicionais também;

Controle sua velocidade: aprenda aos poucos como a bike reage e evite ir ao limite dela em situações de trânsito mais intenso;

Freie antes: mesmo com a marcha assistida mais leve, as bikes elétricas ganham bastante potência extra. Com isso, você precisa desacelerar bem antes dos sinais de parada e cruzamentos de estradas, e muito antes do que faria em uma bicicleta mais lenta;

Bike elétrica continua sendo bike: independente do tipo de bicicleta que você pedala, é importante seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro e pedalar defensivamente.

Da Redação

TOLEDO

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