Marechal Cândido Rondon terá a primeira unidade de coleta fixa de sangue do Paraná

Na semana passada o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, e a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, estiveram reunidos com uma comitiva do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e do Hemocentro de Cascavel.

A finalidade foi uma visita técnica à futura sede da unidade de coleta de sangue do Hemepar no município, que, segundo informado às autoridades locais e ao presidente da Associação Sangue Bom, Wilmar Güttges, deve se tornar referência em âmbito estadual.

Integraram a comitiva, a diretora-geral do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza; o diretor do Hemocentro de Cascavel, Robson Antonio Bassi; e a diretora técnica, Loriley Keila Rocha.

PROJETO-PILOTO – A diretora-geral do Hemepar, Liana de Souza, enaltece que a futura unidade de coleta estará ligada ao Hemocentro Regional Cascavel e contará com mais de 70 metros quadrados, distribuída em recepção, triagem e coleta, ou seja, com todo o ciclo para atender Marechal Rondon e os municípios vizinhos.

“Esta será a primeira estrutura do Paraná a ser contemplada com uma unidade de coleta fixa, pois não temos isso em nenhuma das 23 unidades da Hemepar. Trata-se, portanto, de uma obra importante, que servirá de piloto e exemplo para que o projeto seja replicado em Curitiba, Londrina, Maringá e outros locais no estado”, evidencia Liana.

Ela informa que o Hemepar possui demandas muito grandes de doadores. “Temos voluntários fidelizados que se deslocam a Toledo ou Cascavel. Assim sendo, uma unidade de coleta em Marechal Rondon será benéfica à comunidade local e da região, cujo acesso facilitado se tornará um incentivo à doação de sangue”, pontua.

COMPROMISSO – A unidade de coleta estará situada anexo ao Centro Integrado de Saúde (CIS), que passa por reforma. Enquanto isso, o governo do estado treinará os funcionários cedidos pela administração local, e assinará o termo de cooperação autorizando a coleta de sangue por parte do município.

Atualmente, a Associação Sangue Bom, mantida pelo Lions Clube Marechal Rondon, encaminha doadores semanalmente até Toledo ou Cascavel para aumentar o estoque de sangue na região Oeste.

A comitiva também analisou o termo de cooperação técnica, a ser firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e o governo do estado. Nesta parceria, Marechal Rondon terá como responsabilidades: o espaço físico e disponibilizar servidores. Já ao estado caberá a compra de insumos, fracionamento de sangue, capacitações, entre outros.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.